Foto: Marijan Murat / AFP

Venezuela e Guiana atualizaram dados sobre coronavírus nos países e os resultados chamam a atenção, principalmente quando comparados com Roraima. Os dois países, somados, tem menos casos diagnosticados de covid-19 do que os registrados em no estado.

Na Guiana, a ministra de Saúde Pública, Volda Lawrence, anunciou na tarde dessa quarta-feira (29) que o número de pessoas positivas para o COVID-19 aumentou para 78 em relação aos 75 do último balanço. As mortes no país vizinho permanecem em oito.

Ainda de acordo com o balanço, 441 pessoas testaram negativo para a doença, 52 estão em isolamento institucional e 18 estão em quarentena institucional. 18 pessoas se recuperaram da doença no país vizinho.

VENEZUELA

Já na Venezuela, a vice-presidente Delcy Rodríguez anunciou também nessa quarta que mais dois novos casos de coronavírus foram detectados nas últimas 24 horas, elevando o número de infectados para 331.

Ainda de acordo com os números do país vizinho, 142 pessoas estão recuperadas, 89 internadas em hospitais e 24 em clínicas particulares. O número de mortes permanece em 10.

Somente Roraima já registrou 519 casos de coronavírus, de acordo com último balanço divulgado ontem. Sete pessoas já morreram por complicações da doença no estado e 22 ainda continuam internadas.

Os números chamam ainda mais a atenção quando são comparadas as populações. Roraima tem uma população inferior aos dois países. A última projeção de população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que hoje vivem 605,7 mil pessoas no estado. O número é menor do que total de pessoas que vivem na Guiana, com 779mil habitantes – dados de 2018 – e bem inferior aos 28,8 milhões que vivem no país comandado por Nicolás Maduro.

TESTES

Em relação ao número de pessoas testadas para coronavírus, apenas a Guiana divulga o dado de forma oficial – 519 pessoas fizeram o exame no país vizinho. O número é menor se levarmos com base a soma do número dos casos confirmados, suspeitos e descartados para coronavírus em Roraima, no balanço divulgado nesta quinta-feira (30) onde pode se concluir que ao menos mil pessoas foram testadas no estado.

A Venezuela também não divulga o número de pessoas testadas para o coronavírus de forma oficial, mas no pronunciamento de ontem Delcy Rodrigues afirmou que “478.737 testes foram realizados no país, registrando um total de 15.291 por milhão de habitantes, para a detecção expandida de casos”, explicou.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here