Foto: Divulgação/UFRR

Como parte da campanha “Vamos Todos Cuidar de Todos”, promovida pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) com o intuito de prevenir e combater a disseminação da covid-19, a instituição, em parceria com o Instituto Insikiran, fez uma série de vídeos em línguas indígenas para levar informações às comunidades sobre os sintomas e formas de evitar a doença.

São seis vídeos nas línguas Ye’kwana, Wapichana, Macuxi, Yanomami, Taurepang e Pemon, que são algumas das etnias presentes em Roraima.

O Estado tem a maior população indígena do país, estimada em 55 mil pessoas distribuídas em 413 comunidades em 32 terras indígenas já demarcadas, o equivalente a 46,2% do território roraimense.

Os vídeos estão sendo divulgados na página da UFRR, em “Vídeos em Destaque”, no canal da instituição no YouTube e nas redes sociais.

“A importância é incluir todos. O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas, dar informações para que, nesse enfrentamento da covid-19, todos saiam bem, tanto física quanto mentalmente”, explica Roni Peterson, coordenador de Comunicação da Universidade Federal de Roraima (Cooordcom/UFRR).

Ele destaca ainda que está sendo trabalhada a inclusão que a universidade prega. “Temos alunos indígenas, outros com deficiências, e não podemos deixar ninguém para trás”, conclui.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here