Betânia Medeiros participa de protestos na Espanha. Foto: Jânio Tavares/Assessoria de comunicação

A deputada estadual Betânia Medeiros (PV) participou nesse fim de semana de protestos em Madri, na Espanha, contra as mudanças climáticas. As manifestações ocorrem na cidade que recebe líderes internacionais para a COP 25, uma conferência climática da Organização das Nações Unidas (ONU).

No protesto, a parlamentar segurou um cartaz com a frase ‘É nossa última chance’ e destacou nas redes sociais a necessidade de um olhar para a Amazônia.

“Não adianta tratarmos sobre a situação climática no mundo se não mantermos os nossos olhares para a Amazônia, em especial a Floresta Amazônica […] Roraima também sobre com inúmeros problemas referentes as queimadas, a exploração criminosa de madeiras e a poluição se nossos rios e Igarapés. Já foi provado que dependemos da floresta Amazônica para sobreviver”, disse no post.

A deputada ainda destacou que participou da conferência, que deve seguir com programação até o próximo dia 13, e levou ao conhecimento das autoridades competentes os problemas enfrentados em Roraima e pedido de soluções.

COP 25
Em 2020, os países devem submeter planos nacionais de ação climática atualizados.

De acordo com o último Relatório de Emissões do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, as emissões globais de gases de efeito estufa precisam cair 7,6% ao ano entre 2020 e 2030. Se isso não acontecer, o mundo não alcançará a meta de limitar o aumento de temperatura a 1.5°C.

Para isso ser possível, a ambição das medidas e cortes previstos nos planos nacionais precisa ser cinco vezes maior. Isso significa reduzir as emissões em 45% até 2030 e atingir a neutralidade de emissões até 2050.

A COP 25 acontece sob a presidência do governo do Chile, mas com o apoio logístico do governo espanhol. Em outubro, o Chile desistiu de receber o evento na sua capital devido à situação de instabilidade no país.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here