Foto: Arquivo/Cassiano Rosário

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (1º) a Operação Quíron, com o objetivo de combater o desvio de recursos públicos destinados à saúde indígena do Distrito Sanitário Indígena do Leste (DSEI Leste).

São cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara da Seção Judiciária de Roraima, após representação da Autoridade Policial e com o apoio do Ministério Público Federal (MPF).

As investigações, que tiveram início em abril deste ano após a denúncia de servidores da DSEI Leste, apontam indícios de fraude na contratação de responsável pelo fornecimento de material médico-hospitalar e de serviço de mão de obra terceirizada. A empresa atuaria junto à DSEI há mais de quatro anos.

A contratada seria responsável tanto pelo fornecimento dos produtos quanto pelo seu recebimento, e teria atuado em conjunto com um ex-coordenador distrital de saúde indígena e com uma farmacêutica do órgão para praticar os desvios.

Em uma situação investigada no Inquérito Policial, a farmacêutica teria, a mando do ex-coordenador, atestado o recebimento de aproximadamente R$ 600.000,00 em medicamentos e outros produtos. O recebimento teria sido realizado em um domingo, na presença apenas de uma funcionária da empresa contratada.

Desconfiados da situação, servidores concursados do DSEI Leste teriam ido verificar a quantidade de material recebido, sendo surpreendidos por um depósito quase vazio. Havia, apenas, aproximadamente R$ 16.000,00 em produtos. Os servidores procuraram a Polícia Federal e relataram a situação.

Os envolvidos são investigados por corrupção, fraude em licitação, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O nome da Operação faz referência à Quíron, centauro da mitologia grega reconhecido pelo grande conhecimento médico.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here