Foto: Luan Soares Os parlamentares se reuniram ontem para discutir ações que serão realizadas conjuntamente por deputados e vereadores

Em reunião conjunta realizada ontem, na Assembleia Legislativa de Roraima, deputados estaduais e vereadores definiram uma agenda para tratar sobre a migração em Brasília e em Boa Vista. A ideia é promover reuniões com o presidente Jair Bolsonaro, com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, além de uma audiência pública no Senado Federal, para tratar especificamente sobre a saúde.

O assunto foi tratado pela presidente da Comissão de Relações Fronteiriças, Ione Pedroso, juntamente com os deputados Tayla Peres e Renan Filho e os vereadores Ítalo Otávio, Mírian Reis e Pastor Jorge, que integram a Comissão Temporária Especial para enfrentamento da crise migratória em Boa Vista. Segundo eles, a agenda em Brasília está sendo articulada com apoio dos parlamentares federais, para ser realizada tão logo o Congresso Nacional retorne do recesso.

Já em Boa Vista, a pedido do vereador Ítalo Otávio, a deputada Ione Pedroso disse que vai enviar um ofício à prefeita Teresa Surita, solicitando uma audiência conjunta, para falar sobre os impactos da migração na capital. Ítalo Otávio relatou dificuldade em conseguir conversar com a chefe do Executivo municipal. Conforme ele, os pedidos de uma reunião não foram atendidos até agora pelo Palácio 9 de Julho.

Ainda em Boa Vista, os parlamentares vão convidar o general Eduardo Pazuello, coordenador da Operação Acolhida, a acompanhá-los em inspeção surpresa aos postos de saúde, ao Hospital Santo Antônio e Hospital Geral de Roraima, além da maternidade. Eles querem que os militares possam verificar de perto as dificuldades que os roraimenses enfrentam para acessar os serviços de saúde.

Outra proposição encaminhada, foi o pedido da vereadora Míriam Reis para uma reunião com representantes do Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual. Os parlamentares querem sensibilizar essas duas instituições sobre as reivindicações da população em relação a migração, para que também possam cobrar das autoridades competentes melhorias na saúde, educação e segurança pública.

A deputada Ione Pedroso destacou que vai formalizar os pedidos de audiência ainda esta semana. O objetivo é colher mais dados sobre a situação antes da ida a Brasília. “Nós já falamos com várias autoridades federais, inclusive ministros, então agora nosso objetivo é conseguir um encontro com o presidente para que ele possa ouvir nosso clamor e prestar mais auxílio ao povo de Roraima”, disse.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here