Foto: Bill Ingalls/NASA/Fotos Públicas

Se o clima contribuir, os curiosos e apaixonados pelos mistérios do universo poderão conferir um eclipse parcial da lua, nos céus roraimenses, a partir da próxima terça-feira (16). É uma oportunidade relativamente rara, já que o próximo eclipse só poderá ser visto a olho nu em novembro de 2021.

O Clube de Astronomia de Roraima vai dar a sua contribuição para quem quiser ver em detalhes o fenômeno, desde o seu nascimento, ainda no comecinho da noite. “Nós vamos realizar o evento na Orla [Taumanan] a partir das 17h30 já estaremos montando nossos equipamentos lá, e também estaremos na Feira da Lua, na Plataforma Oito, para fazer essa observação da lua”, disse Karen Fredo, diretora administrativa do Clube de Astronomia e Ciência de Roraima. 

Eclipse Lunar

Um eclipse lunar ocorre quando a Lua é ocultada totalmente ou parcialmente pela sombra da Terra. Para isso, é preciso ocorrer um alinhamento entre Sol, Terra e Lua, estando a Terra entre os outros dois.

Devido à inclinação do plano orbital da Lua em relação ao da Terra, os eclipses são pouco frequentes, pois só ocorrem quando a Lua cruza o plano orbital da Terra em alinhamento com o Sol.

Por questões de posicionamento geográfico, em Roraima este eclipse será parcial, pois a Lua não estará totalmente encoberta pela sombra da Terra. Na fase máxima do eclipse, a Lua estará 65% encoberta.

Como observar

Segundo os especialistas, Eclipses lunares não dependem de equipamentos sofisticados para observação e podem ser contemplados a olho nu com segurança. Mas quem tiver a oportunidade de observar um eclipse através de um telescópio ou até mesmo de um binóculo, poderá acompanhar os detalhes da sombra da Terra avançando sobre as crateras lunares.

Para não perder nenhuma fase do eclipse, a recomendação é de procurar um local que tenha visibilidade para o leste, onde a Lua irá nascer. No litoral, a praia é sempre uma boa opção.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here