Imagem registrada por morador nesta terça-feira (7) mostra Exército cercando perímetro da fronteira para evitar rota clandestina. Foto: Wendel Vale/Arquivo pessoal

Uma semana após os conflitos na Venezuela, o número de imigrantes que atravessaram a fronteira do Brasil reduziu quase um terço. O posto de triagem para imigrantes na cidade de Pacaraima, cidade fronteiriça, atendeu 374 venezuelanos nessa segunda-feira (6), conforme dados da Operação Acolhida.

Os imigrantes pedem refúgio ou residência temporária para, assim, ter direito a documentos brasileiros.

No último dia 30 de abril, dados divulgados pela Força Tarefa-Logística Humanitária apontaram o atendimento a 936 venezuelanos. Dia marcado por confrontos na Venezuela após o presidente autoproclamado, Juan Guaidó, anunciar apoio de militares e convocar uma manifestação.

A fronteira do Brasil com a Venezuela está fechada desde o dia 21 de fevereiro, após ordens do presidente Nicolás Maduro. O país vive uma crise econômica e política e, com isso, centenas de venezuelanos entram diariamente no Brasil por meio da fronteira terrestre, localizada na região Norte de Roraima. Os imigrantes usam rotas clandestinas.

O posto de triagem para imigrantes começou a funcionar em outubro de 2018. A estrutura foi montada para receber, identificar e regularizar os imigrantes que cruzam a fronteira da Venezuela com o Brasil. Na primeira semana de funcionamento chegou a realizar mais de 3 mil atendimentos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here