Foto: Sejuc

A Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), por meio de parceria com a Sesau (Secretaria estadual de Saúde) e Semsa (Secretaria municipal de Saúde), iniciou na manhã de sexta-feira, 3,  a campanha de vacinação contra a gripe (H1N1) no sistema penitenciário de Roraima.

A imunização começou pela Cadeia Pública Feminina e contou com a participação de acadêmicos do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Estácio da Amazônia.

A ação atende a uma recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) que trata de grupos prioritários, dentre estes, trabalhadores da saúde; povos indígenas; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa; jovens sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; pessoas privadas de liberdade e profissionais das forças de segurança e salvamento: policiais, bombeiros, e membros ativos das Forças Armadas.

Foto: Sejuc

A ação prossegue na próxima semana. Na quarta-feira, dia 8, será feita na sede da Sejuc, para os servidores que atuam no sistema prisional, a partir das 8 horas. Na sequência, quinta-feira e sexta-feira, dias 9 e 10, serão vacinados os internos da Cadeia Pública masculina de Boa Vista.

Conforme o secretário de Justiça e Cidadania, André Fernandes, a imunização contra o vírus Influenza é de suma importância. “O problema é que achamos que se trata de uma doença tranquila. Entretanto, ela pode levar a complicações mais graves, como pneumonia, que pode ser causada pelo vírus Influenza e por bactérias oportunistas. Isso leva a internações e até ao óbito”, explicou, acrescentando que a atuação na prevenção, evita, inclusive, o congestionamento do sistema público de saúde.

De acordo com o secretário, as demais unidades prisionais do Estado também serão atendidas. O cronograma para realização da vacinação está em fase de elaboração.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here