A cabeleireira Maria Silva, 37 anos, reclama da demora para conseguir uma vaga no Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para a filha Vitória Emanuelle, de 3 meses, diagnosticada com problema no coração. A criança está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança desde o início do mês de abril.
A menina nasceu em 12 de janeiro desse ano e ficou internada no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré. Na época, o Roraima 1 noticiou que a recém-nascida precisava de óxido nítrico para respirar, mas que o produto estava em falta na unidade. Após receber alta do problema pulmonar, Vitória foi diagnosticada com Persistência do Canal Arterial.
Maria Silva conta que desde o começo do ano busca tratamento para a filha. No entanto, agora a criança precisa de tratamento fora do estado, conforme recomendações médicas, necessitando de uma cirurgia.
“Já fiz a solicitação. Tenho todo o documento. Mas ninguém sabe me dizer onde tem vaga que possa ser feita a cirurgia da minha filha”, conta a mãe do bebê internado. Em conversa com uma servidora responsável pelo cadastro do TFD, a funcionária informou que “já foi cadastrado, mas não tem vaga para nenhuma criança”.
A reportagem solicitou um posicionamento da Prefeitura de Boa Vista, sobre o processo para buscar vagas em outros estados, mas não obteve resposta.