Foto: Eduardo Andrade

Faltando três meses para a temporada de férias do meio ano, ainda dá tempo de se programar para viajar. Na hora de contratar pacotes de agências de viagens, serviços de deslocamento, hospedagens e passeios, alguns cuidados devem ser tomados para evitar transtornos.

Uma das precauções a ser tomada é na hora de usar milhas, pontos adquiridos com a compra de passagens aéreas. Os consumidores podem utilizá-los por meio dos programas de fidelidade de cada companhia. A advogada do Procon Assembleia, Priscilla Vanderlei, alerta para os cuidados com o comércio avulso. “Há sites que negociam milhas, por isso é importante que as pessoas observem bem essas empresas, porque as milhas são feitas para serem usadas pelos seus titulares, mas infelizmente há esse comércio.”

No mercado há três anos, a agente de viagens Elane Coimbra chama atenção para o risco de golpes. “Temos clientes que foram vítimas de golpe através de passagens de milhas e, apesar sermos uma empresa franquiada, somos credenciados a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), que é um órgão que fiscaliza e regulariza as agências de viagem”, alertou.

Credibilidade

A orientação é que os consumidores busquem empresas que tenham experiência no mercado. “Pesquisem empresas de renome, que já tenham uma certa credibilidade evitando a tentação de ir sempre pelo menor preço, priorizando a segurança”, disse a advogada do Procon.

Confira as principais dicas do Procon Assembleia na compra de pacotes turísticos:

Planejamento: pesquisar empresas seguras, evitar deixar a compra para cima da hora, observando as condições e ofertas de serviços de cada empresa, verificar se o site da compra de passagem e pacote turístico é seguro.

Pacotes: geralmente inclui serviços de transporte, hospedagem, passeio turísticos, entre outros. Observar cada serviço oferecido e escolher o roteiro que atenda melhor as necessidades de cada pessoa.

Assistência das agências de viagem: há empresas que apenas terceirizam os serviços de pacotes turísticos, por isso é importante observar a assistência da empresa contratada, para que ela seja efetiva até o final da viagem.

Serviço terceirizado: É importante que o consumidor peça das agências com antecedência: documentos de confirmação de reserva do hotel (voucher), as passagens com os assentos marcados, o roteiro e a programação da viagem.

Procon Assembleia

Se mesmo com todas as precauções consumidor se deparar com algum problema, uma denúncia pode ser formalizada no Procon Assembleia. O órgão funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na rua Agnelo Bitencourt, nº 232, no Centro. Mais informações pelo 4009 4826.

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