Foto: Divulgação

Consumidores de energia elétrica atendidos em baixa tensão e com média de consumo superior a 250 KWh por mês já podem aderir à tarifa branca. Na Roraima Energia S/A, apenas um cliente aderiu a tarifa branca.

Uma média de consumo superior a 250 KWh corresponde na classe residencial a R$ 195,54 (fevereiro/2019).

A tarifa branca é um regime de preços que pode garantir economia na conta de luz. A medida está em vigor desde o dia 1º de janeiro e foi criada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O gerente do Departamento Comercial da Roraima Energia, Albhetson Medeiros, explicou que essa medida tem a finalidade de desafogar o sistema elétrico e tornar a rede mais eficiente.

“Também visa oferecer luz mais barata àqueles que consumirem fora do horário de pico, quando o uso é mais intenso”, ressaltou Medeiros, dizendo que a tarifa é opcional e cabe ao consumidor escolher se adere à mudança.

O cliente pode fazer a adesão à tarifa branca pelo telefone da central de atendimento a clientes da Roraima Energia: 0800-0701-9120. Medeiros informou que podem aderir à tarifa branca as unidades consumidoras que são atendidas em baixa tensão (127 ou 220 KWh), denominadas de grupo B, tanto para novas ligações como para as já existentes com consumo acima de 250 kWh/mês.

“A tarifa branca não contempla as unidades consumidoras da subclasse baixa renda da classe residencial, do tipo iluminação pública ou as unidades consumidoras que façam uso do sistema de pré-pagamento”, ressaltou Medeiros.

Como funciona a tarifa branca

O gerente do Departamento Comercial da Roraima Energia explicou que, ao escolher a tarifa branca, o consumidor passa a ter possibilidade de pagar valores diferentes em função da hora e do dia da semana.

Nos dias úteis, o valor tarifa branca varia, dentro da área de concessão, em três horários: ponta (aquele com maior demanda de energia); intermediário (via de regra, uma hora antes e uma hora depois do horário de ponta); fora de ponta (aquele com menor demanda de energia).

“Na ponta e no intermediário, a energia é mais cara. Fora de ponta, é mais barata. Nos feriados nacionais e nos fins de semana, o valor é sempre fora de ponta”, afirmou Medeiros.

Solicitações serão atendidas em 30 dias

Medeiros disse que a adesão será uma opção do consumidor e a solicitação deverá ser atendida pela distribuidora em até 30 dias.

Conforme ele, já a adesão de uma nova ligação, no caso de o consumidor querer iniciar o fornecimento com aplicação da modalidade tarifária branca, deve ser atendida pela distribuidora em, no máximo, 5 dias em área urbana 10 dias em área rural.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here