O ministro da Cidadania Osmar Terra disse, nesta quinta-feira (17), que o processo para interiorização de imigrantes venezuelanos de Roraima para outros estados do país deve continuar. A declaração foi feita durante evento da prefeitura de Boa Vista, antes da agenda oficial do ministro em Roraima.
O processo de interiorização de venezuelanos começou em abril de 2018. De lá até agora, mais de 4 mil imigrantes já foram levados a diversos estados após aderir voluntariamente ao processo.
De acordo com o Osmar Terra, o governo federal pretende seguir com ações para “equacionar o problema da imigração em Roraima”. “Somos obrigados a ter um tratamento fraternal com os nossos irmãos venezuelanos. Boa Vista está sendo afetada, mas o governo federal vai fazer a sua parte. Vamos procurar levar para outros lugares do Brasil”, declarou.
Ainda conforme o ministro da Cidadania, o governo federal está trazendo recursos para acolher os imigrantes venezuelanos em outras cidades do país.
Osmar Terra e os ministros da Educação, Saúde e da Mulher, Família e Direitos Humanos. Representante da Controladoria Geral da União e, ainda, autoridades civis e militares, chegaram a Roraima nesta quinta-feira para visitar e acompanhar as ações desenvolvidas com os refugiados venezuelanos no âmbito da Operação Acolhida.
Duas reuniões estão agendadas para os ministros. Hoje, ocorrerá uma reunião com o governador Antonio Denarium (PSL), no Palácio Senador Hélio Campos, onde serão apresentados dados sobre a atual situação do estado. Já na sexta-feira (18), os ministros vão à Pacaraima conhecer as atividades desenvolvidas pela Força-Tarefa Logística Humanitária, na fronteira com a Venezuela.