Especialistas da Secretaria de Saúde fizeram atendimentos em Boa Vista. Foto: Eides Antonelli/Secom-RR

De janeiro a setembro deste ano, 60 casos de câncer de pele foram registrados em Roraima, segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer. Os números foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, que realizou uma ação preventiva no sábado (7).

Ao menos 200 pessoas foram atendidas na Clínica Especializada Coronel Mota. A ação, alusiva ao Dezembro Laranja, mês de prevenção do câncer de pele, envolveu nove profissionais, dentre os quais, oito dermatologistas e um oncologista.

O alerta laranja deste sábado, em Roraima, incluiu atendimento com especialistas e atividades de orientação para os usuários do sistema público de saúde. Os pacientes com suspeita de câncer de pele foram encaminhados diretamente para assistência médica com oncologista.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer, por ano, 180 mil novos casos da doença são diagnosticados no Brasil. Em Roraima, dados da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, indicam 86 casos de câncer de pele registrados em 2017; 83, em 2018; e 60 até o dia 30 de setembro deste ano.

Especialistas recomendam adoção de hábitos rotineiros para proteção, tais como: evitar horários de maior incidência solar; usar diariamente protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30; chapéus, óculos para sol com proteção ultravioleta, roupas que cubram boa parte do corpo, são alguns deles.

De acordo com os oncologistas, o câncer de pele é caracterizado por pinta ou mancha de cor acastanhada ou enegrecida, ou ferida que não cicatriza. Existe a regra A (lesão assimétrica); B (bordas irregulares); C (alteração de cor); D (diâmetro maior que seis milímetros); E (evolução ou modificação da lesão); que ajuda na suspeição de uma lesão maligna e aponta que um dermatologista deve ser procurado.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here