A PCRR (Polícia Civil de Roraima), em ação articulada com a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), deflagrou a Operação Renorcrim (Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas) entre os dias 25 e 29 de novembro, nos municípios de Caracaraí, Rorainópolis e São João da Baliza. Dez pessoas foram presas em cumprimento a mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
A operação é coordenada pela CGOI (Coordenação-Geral de Operações Integradas e Combate ao Crime Organizado) da DIOPI (Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência). Em Roraima, foi conduzida pelo DPJI (Departamento de Polícia Judiciária do Interior) e contou com o envolvimento de 30 policiais civis. Foram montadas equipes para cada município coordenadas pelos delegados Hugo Cardias, Vinicius Quadros e Márcio Amorim com apoio das delegacias locais.
Durante a operação, segundo Segund o diretor do DPJI, foram cumpridos dez mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão. Os alvos foram investigados por crimes relacionados ao tráfico de drogas, associação para o tráfico, organizacão criminosa e homicídio.
Ainda segundo Márcio de Amorim, os resultados da operação foram significativos, especialmente no município de São João da Baliza, onde foram cumpridos quatro mandados de prisão e cinco mandados de busca e apreensão.
“Em São João da Baliza identificamos a atuação de facções criminosas rivais que disputavam pontos de venda de entorpecentes. Conseguimos identificar autoria de crimes, inclusive localizar uma ossada de uma vítima envolvida nesses conflitos. Diligências estão em andamento para que sejam dirimidas todas as dúvidas relativas a esse caso”, destacou Amorim.
Além disso, segundo Márcio de Amorim, a operação reforçou o combate ao crime organizado no sul do estado, trazendo maior segurança para a população.
“Alguns dos detidos, ao todo quatro, já se encontravam presos por outros crimes e tiveram novos mandados confirmados, garantindo a continuidade de sua reclusão”, disse.
Ainda segundo Márcio Amorim, foram cumpridos quatro mandados de prisão e cinco de busca e apreensão em São João da Baliza, dois mandados de prisão em Caracaraí e quatro mandados de prisão em Rorainópolis.
“Além do apoio de policiais de diversas unidades, quero destacar a parceria do Ministério Público e do Poder Judiciário das Comarcas de Caracaraí, São Luiz do Anauá e Rorainópolis”, disse o diretor.
A Operação Renorcrim é uma iniciativa nacional que demonstra a força da integração entre as forças de segurança pública para enfrentar organizações criminosas em todo o país. Em Roraima, a ação reafirma o compromisso da Polícia Civil no combate ao tráfico de drogas e na redução de crimes violentos.