A Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), responsável pelo processo de impeachment do governador Antonio Denarium, realizará na segunda-feira, 25, às 15h, a primeira reunião para analisar a defesa apresentada. O encontro ocorrerá na sala de reuniões da mesa diretora da ALE-RR.
Denarium enfrenta acusações de abuso de poder político e econômico, desvio de recursos públicos, nepotismo, superfaturamento de contratos e gestão inadequada de programas sociais e recursos destinados à saúde e infraestrutura.
A comissão, que tem cinco sessões para emitir um parecer sobre a procedência da denúncia, é composta por Armando Neto (MDB) como presidente, Renato Silva (Podemos) como vice-presidente e Neto Loureiro (PMB) como relator. Também integram o grupo os deputados Aurelina Medeiros (Progressistas), Coronel Chagas (PRTB), Eder Lourinho (PSD), Jorge Everton (União Brasil), Marcelo Cabral (Cidadania), Marcos Jorge (Republicanos) e Idázio da Perfil (MDB).
A defesa prévia foi protocolada em 19 de novembro e está sendo conduzida por Diego Prandino Alves, ex-secretário estadual de Planejamento e Orçamento, e João Alfredo, ex-chefe da Casa Civil, que assumiu o caso. Segundo a defesa, todos os atos do governo são legais e não existem elementos que justifiquem a continuidade do processo de impeachment.
Se a denúncia for considerada procedente pela comissão, o processo será levado ao plenário da ALE-RR para votação. Posteriormente, um tribunal misto, formado por deputados estaduais e desembargadores, assumirá a análise do caso.