Com a Black Friday se aproximando, as expectativas para o aumento de vendas estão em alta. Este ano, 39% dos brasileiros desejam aproveitar as ofertas, segundo a pesquisa Panorama do Consumo – Black Friday 2024.
Mas, não são apenas as promoções que atraem e fidelizam o cliente. Além de ofertas, os consumidores buscam respostas rápidas e um atendimento que resolva problemas sem complicações. Uma pesquisa feita com mais de 2.600 pessoas realizada pela Hibou mostrou que qualidade e bom atendimento são fundamentais para o consumidor brasileiro. Segundo o levantamento, ser bem atendido é fundamental para 94% dos entrevistados.
De acordo com Juliana de Paula, roraimense especialista em Oratória , a Comunicação eficaz — aquela que inclui a escuta ativa, a postura confiante e a assertividade — é uma das chaves para o sucesso das vendas neste período.
“Pequenos detalhes na forma de se comunicar podem fazer a diferença entre uma venda concretizada e uma oportunidade perdida,” afirma.
Juliana destaca alguns pontos importantes para o sucesso nas vendas:
Escuta ativa
Para a especialista, a escuta ativa é um dos principais pontos de uma comunicação eficaz. “Escutar o cliente não é apenas esperar a vez de falar. É realmente compreender o que ele precisa e deseja. Quando o vendedor mostra que está atento ao que o cliente quer, ele se torna mais confiável e cria um vínculo de empatia”. Esse tipo de comunicação transforma a experiência de compra e aumenta a probabilidade de fechamento da venda.
Postura confiante
Segundo Juliana, uma postura confiante passa profissionalismo e segurança. “O cliente, mesmo que inconscientemente, percebe quando o vendedor está seguro de si. Isso cria uma conexão de credibilidade, fazendo com que o consumidor se sinta à vontade para investir no produto ou serviço”, explica.
Assertividade
Ser assertivo é essencial para comunicar-se de forma clara e direta, especialmente em um período como a Black Friday, em que o cliente pode estar sobrecarregado de informações. “A assertividade ajuda a transmitir uma mensagem clara, sem ambiguidades, e isso é extremamente valioso em momentos de alta demanda,” orienta .
Sobre a especialista
Juliana de Paula é jornalista e especialista em Comunicação e Oratória. Atua como consultora e mentora, treinando equipes e profissionais para desenvolver habilidades de comunicação assertiva e eficaz, com foco em melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar a performance em vendas.