A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) se transformou em um grande teatro musical na noite desta quinta-feira (17), com o espetáculo “Cantando Toquinho”. Crianças das modalidades de teatro e coral do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) apresentaram músicas e narraram a trajetória do renomado artista brasileiro.
Realizado no Plenário Valério Caldas de Magalhães, o evento contou com a participação de 67 beneficiários do programa da ALE-RR. A apresentação celebrou não apenas o talento e o desenvolvimento dos jovens, mas também foi um momento emocionante para pais, avós e familiares, que vibraram ao som de clássicos inesquecíveis de Toquinho.
A cada ato finalizado, a plateia respondia com aplausos calorosos. A empresária Daniela Wisley, mãe do jovem Antony Silva, expressou seu orgulho ao ver o filho no palco. “Foi um sentimento de realização, ele se saiu muito bem e superou todas as expectativas”, declarou emocionada.
Antony, aluno de teatro do CCJuv, ajudou a contar a história de Toquinho através de suas letras poéticas. Ele relatou como a prática teatral tem melhorado sua vida.
“Melhorei muito minha comunicação, porque eu sempre fui um pouco tímido, especialmente na escola, na hora de apresentar trabalhos. Também estou aprendendo a me expressar melhor e trabalhar minha postura, algo importante para falar em público”, disse o jovem de 14 anos.
O coral, por sua vez, emocionou a plateia com clássicos como “Aquarela”, “O Caderno” e “Era Uma Vez”. Renzo Campos, pai de Ashley, que participou do coral, falou sobre o impacto positivo da atividade na vida de sua filha.
“Ela está mais comunicativa, se desenvolvendo bem quando conversa com a gente. Todo dia ela fala das aulas e nunca se esquece de lembrar: ‘Pai, não esquece de me levar!’. Ela fica super empolgada”, contou Renzo, sorrindo.
Os ensaios para o espetáculo duraram dois meses, e a integração entre teatro e coral foi um dos principais desafios. A professora de teatro, Júlia Barroso, comentou sobre o processo, destacando o valor do resultado final.
“No começo, foi difícil integrar teatro e coral, já que são áreas diferentes. Mas, com o tempo, conseguimos ajustar os tempos, as entradas e as falas. No fim, foi um trabalho artístico completo, com o coral entendendo o teatro e o teatro se adaptando às músicas e ritmos”, explicou Júlia, satisfeita com o sucesso da apresentação.
Dyarissa Freitas, diretora do CCJuv, ressaltou a importância de eventos como esse para o desenvolvimento dos jovens. “Essas apresentações mostram para as famílias o progresso dos alunos ao longo das aulas. Ver a confiança deles no palco e a emoção dos pais nos comprova que estamos no caminho certo, promovendo o bem-estar social desses jovens”, afirmou.
O programa
O CCJuv oferece uma variedade de modalidades culturais e esportivas gratuitas, incluindo violão, ginástica rítmica, futebol, judô, jiu-jitsu, zumba, capoeira, breakdance, coral, k-pop (dança coreana), caratê, treinamento funcional e teatro.
Interessados em matricular crianças e adolescentes devem apresentar cópia da carteira de identidade e CPF do aluno e dos pais, comprovante de residência, declaração escolar atualizada e uma foto 3×4. Para o público adulto, são necessárias cópias do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4.
Toda a documentação deve ser entregue na sede do polo onde a modalidade é oferecida, em horário comercial. Mais informações podem ser obtidas por meio do call center da Assembleia, no número 0800 006 0670 (ligação gratuita).