Roraima registrou, na noite de terça-feira (3), o segundo blecaute em apenas três dias. O apagão demorou de 30 minutos a duas horas, dependendo da localidade do Estado. Em geral, o problema voltou a deixar instável os serviços de internet e de telefonia.
Em Boa Vista, moradores de bairros como Jardim Floresta, Jóquei Clube e Liberdade, na zona Oeste, relataram que o fornecimento elétrico foi restabelecido por volta das 23h30, enquanto Caranã, Pricumã e União ainda reclamavam da escuridão. A energia ficou oscilante, por exemplo, no Santa Tereza e no Senador Hélio Campos, também na zona Oeste.
A concessionária Roraima Energia confirmou que, às 22h46, as usinas termelétricas que abastecem a rede do Estado foram desligadas. “A recomposição do sistema foi iniciada às 23h14 e finalizada às 01h42 do dia 04/09”, complementou sobre o horário de restabelecimento geral. “Pedimos desculpas pelo transtorno e agradecemos a compreensão de todos”.
O primeiro blecaute da semana aconteceu na manhã de domingo (1º), quando o fornecimento elétrico também deixou os consumidores sem internet por mais de uma hora. Até o momento, o ONS não explicou as causas do apagão de três dias atrás.
Roraima é o único Estado do Brasil que ainda não é ligado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Atualmente, a unidade federativa é abastecida por usinas termelétricas. Também está em fase de construção o Linhão de Tucuruí, que promete garantir segurança elétrica para os consumidores locais.