Nesta segunda-feira, 28, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, entregou a sede do Núcleo de Educação em Urgências (NEU), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O novo espaço será utilizado para formação, capacitação, habilitação e educação continuada para os socorristas.
O Samu-BV atende todos os agravos de saúde da população da capital. Em média, são 900 acionamentos mensais, entre pacientes emergenciais vítimas de traumas, enfermidades graves e situações de risco à vida. De acordo com o prefeito, a instituição é um equipamento fundamental para a saúde do município.
“Essa estrutura é adequada e passa a ser referência no Estado de Roraima. É o melhor suporte para a formação em serviços de urgência e emergência do estado, e que obviamente vai funcionar de portas abertas para todas as instituições que precisam de um ambiente como esse para fazer treinamentos”, disse.
Estrutura: O núcleo conta com dois laboratórios de simulação realística, duas salas de aula, auditório para 65 pessoas, sala de reunião, de coordenação e almoxarifado. O diretor do Samu-BV, Luciano Coutinho, afirma que o novo espaço vai contribuir com os treinamentos dos profissionais.
“Desde 2015, a gente vem trabalhando de maneira itinerante. E agora, com nossa sede própria, vamos trabalhar com mais afinco, tendo cursos numa agenda anual para que possamos cumprir de maneira mais tranquila. Com isso, qualificar a assistência de urgência e emergência aqui na nossa cidade”, contou.
Samu Boa Vista
Atualmente, o SAMU-BV conta com 65 socorristas e quatro unidades móveis, sendo uma de Suporte Avançado de Vida, com equipe de médico, enfermeiro e condutor socorrista, e três de Suporte Básico de Vida, com equipe de técnico em enfermagem e condutor socorrista.
O Samu possui uma equipe capacitada, com desenho operacional singular, pois é o único Samu do estado com Equipe de Suporte Avançado de Vida, composta por enfermeiros e médicos, além de equipamentos modernos. Em maio deste ano, 75% das ambulâncias do município foram renovadas.
Em Boa Vista, o serviço está em funcionamento desde 2008 e já atendeu mais de 60 mil ocorrências entre janeiro de 2016 e dezembro de 2023. Desde de 2012, todos os municípios possuem o SAMU instalado, mas o SAMU-BV é referência no estado por ter o maior efetivo de socorristas e melhor estrutura.