A Comissão Temporária sobre a Situação dos Yanomami fará audiência pública nesta quinta-feira (30), às 9h, para discutir a visão do Poder Executivo sobre a crise na terra indígena. O colegiado também avaliará causas e possíveis soluções de curto, médio e longo prazo.
Foram convidados para a reunião representantes dos Ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, além de dirigentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A comissão foi instalada para acompanhar a situação dos ianomâmis que vivem em Roraima e a retirada dos garimpeiros da reserva. O prazo de funcionamento é de 120 dias. Com oito integrantes, o colegiado é presidido pelo senador Chico Rodrigues (PSB-RR). O relator é o senador Dr. Hiran (PP-RR).
A reunião será realizada no Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário 19.
Como participarO evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis. |