Foto: Léo Costa/ Semuc BV

Com o compromisso de fortalecer a agricultura familiar aliando novas alternativas para a cadeia produtiva e garantir a melhoria de vida dos povos indígenas, o prefeito Arthur Henrique lançou, no início desta semana, o Projeto de Piscicultura de Moro-Morí. O projeto vai beneficiar 800 famílias em 17 comunidades indígenas. A comunidade Serra da Moça foi a primeira a receber o projeto, que será gerido por 12 famílias da região.

Durante visita na comunidade Serra da Moça, o prefeito Arthur Henrique, assinou um Termo de Doação, onde foram entregues 1.080 alevinos de tambaqui, além de 350 kg de ração e equipamentos que serão utilizados no manejo da produção. A execução, assistência técnica e todas as etapas de produção, serão feitas pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI).

De acordo com o prefeito, as famílias atendidas ficarão responsáveis por conduzir o trabalho que beneficiará toda a comunidade. Destacou que esse é um projeto que vinha desenhando desde o início da sua gestão, um compromisso para o desenvolvimento do trabalho de piscicultura dentro das comunidades indígenas.

“Estamos disponibilizando todo os insumos e assistência técnica por meio da SMAAI, de manejo da produção de piscicultura e o mais importante, tornar esse trabalho sustentável. Comercializando esse produto, gerando recursos para a comunidade para adquirir novos equipamentos para reabastecê-lo e assim, ampliando novos tanques de produção”, disse o prefeito.

Projeto de Piscicultura – A Prefeitura de Boa Vista realiza o projeto desde a escavação de 1 tanque de engorda de 20 x 150m e um viveiro (berçário) de 20 X 50m, em cada comunidade indígena atendida pelo município, até a despesca, com fornecimento dos alevinos, equipamentos e ração.

Durante todo o ano, os tanques serão escavados nas demais comunidades indígenas e as próximas a serem atendidas serão: Darora, Vista Alegre, Campo Alegre e Ilha. Já no segundo semestre, a Prefeitura dará sequencia nas demais comunidades.
O secretário da SMAAI, Guilherme Adjuto, falou do apoio que a Prefeitura tem dado para o desenvolvimento nas comunidades indígenas em todas as áreas.

“Estamos sempre trabalhando nas comunidades indígenas e vamos continuar trazendo investimentos. Na medida que cada comunidade for mostrando a capacidade na sequência desse Projeto de Piscicultura, vamos colocar mais recursos para dar continuidade aos trabalhos”, destacou o secretário.

Técnicas do manejo – Antes da inauguração do projeto, todos os produtores da comunidade Serra da Moça, foram capacitados com um curso voltado ao manejo da piscicultura, na parte teórica e prática, onde foi abordado desde a preparação do tanque, os cuidados com a qualidade d’água e controle de doenças, como também da alimentação dos alevinos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here