A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) vai fazer sua segunda reunião da semana nesta quarta-feira (23), às 10h. Desta vez, para votar indicações de autoridades destinadas a ocupar cargos de embaixadores do Brasil na África do Sul, Guatemala, Costa Rica, Tanzânia, Líbano e Vietnã.
Todos os nomes indicados se inserem no contexto da renovação periódica das chefias das missões diplomáticas brasileiras, prevista na Lei 11.440/2006.
Para exercer o cargo de Embaixador do Brasil na República Unida da Tanzânia e, cumulativamente, na União das Comores e na República de Seicheles, foi indicado o diplomata Gustavo Martins Nogueira (MSF 83/2022). Já para a representação brasileira na Costa Rica, será analisado o nome de Antônio Alves Junior (MSF 76/2022). Os dois nomes foram relatados pelo senador Chico Rodrigues (União-RR).
Para a embaixada brasileira na África do Sul, que também cuida da diplomacia no Reino do Lesoto e na República de Maurício, será avaliado o nome de Benedicto Fonseca Filho (MSF 70/2022), cuja indicação está sendo relatada pelo senador Jaques Wagner (PT-BA).
Para os cargos nas embaixadas no Líbano e no Vietnã, foram indicados, respectivamente, Tarcísio de Lima Ferreira Fernandes Costa (MSF 78/2022) e Marco Farani (MSF 62/2022), ambos com relatório do senador Nelsinho Trad (PSD-MS).
O nome de Henrique da Silveira Sardinha Pinto será analisado pela CRE para ocupar a cadeira de embaixador brasileiro na República da Guatemala (MSF 68/2022).
A CRE é formada por 19 titulares e 19 suplentes e é presidida pelo senador Esperidião Amin (PP-SC).