Samuel foi exonerado após conceder entrevista ao Fantástico. Foto: reprodução/ TV Globo.

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, determinou a exoneração do diretor de Proteção Ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o militar Samuel Vieira de Souza. A decisão foi tomada dias de depois que o então diretor concedeu entrevista  ao Fantástico, da Globo, sobre a identificação de pistas clandestinas na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 18. Ainda não foi anunciado quem comandará o setor.

“O ministro de Estado chefe da Casa Civil da Presidência da República, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no art. 4º do Decreto nº 9.794, de 14 de maio de 2019, resolve exonerar Samuel Vieira de Souza do cargo de diretor de Proteção Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama”, consta no documento.

Leia também: Amazônia tem 362 pistas de pouso clandestinas próximas a áreas de garimpo

A reportagem do Fantástico foi veiculada no último domingo, 14, e mostrou a operação realizada no final de julho pelas Forças Armadas, Polícia Federal (PF), Ibama, Força Nacional, agências reguladoras, todos coordenados pela Ministério da Justiça. Samuel Vieira de Souza participou in loco da ação, e contribuiu com a reportagem.

O instituto mapeou 277 pistas clandestinas, utilizadas por garimpeiros, no interior e entorno do território indígena. Pelo menos nove delas estavam a menos de 40 quilômetros de um dos três pelotões especiais de fronteira do Exército existe na região. Estimativas apontam que mais de 20 mil garimpeiros ilegais atuam na área.

A reportagem da Globo mostrou, também, a partir de dados de monitoramento de voos do garimpo, um tráfego intenso de aeronaves do crime, da região de Boa Vista para a Terra Indígena, e dali para a Venezuela. No ano passado, a Polícia Federal apreendeu 86 aeronaves utilizadas para a atividade legal.

Terra Indígena Yanomami
O território, considerado a maior reserva indígena do Brasil, é onde vivem mais de 28 mil Yanomamis. Tem cerca de 10 milhões de hectares distribuídos no Amazonas e em Roraima, com 371 comunidades de difícil acesso.

O relatório “Yanomami sob ataque”, divulgado pela Hutukara Associação Yanomami, apontou que, em 2021, a degradação causada pelo garimpo chegou a marcar 3.272 hectares, frente aos 2.234 hectares de 2020, 1.038 hectares a mais em um ano. A associação é quem estima que, atualmente, há 20 mil garimpeiros explorando ilegalmente a região.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here