Teresa Surita (MDB) visita Pacaraima. Foto: divulgação.

O programa da candidata do MDB ao governo, Teresa Surita, “Vozes do Interior”, visitou 1.405 residências em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, e entrevistou 185 famílias para apresentar um diagnóstico das principais necessidades dos moradores em relação aos serviços do Governo do Estado. Mais de 60% dos entrevistados disseram que a cidade não é segura. Os moradores pedem mais policiamento nas ruas, capacitação, equipamentos, delegacias e postos policiais.

Dentre os assuntos abordados, os entrevistados afirmaram que o Governo precisa investir na qualidade do ensino, pediram mais escolas, transporte escolar, merenda de qualidade e a construção de novas unidades de ensino. Na área da saúde foi onde os moradores apontaram os maiores problemas. Quase 75% da população denunciou que as condições do hospital do Estado eram péssimas. Outros 55% afirmaram que não tem médicos na unidade; mais da metade se queixou que precisou comprar insumos ou remédios durante a internação.

“Aqui em Pacaraima é a entrada do estado, então precisamos garantir uma boa infraestrutura para a cidade gerar emprego e renda. Com a cidade fronteiriça fortalecida o estado terá cada vez mais condições de crescer. A situação de Pacaraima é a mesma do Jundiá, na divisa com o estado do Amazonas. Hoje não há nenhum tipo de investimento do Governo nesses locais e isso prejudica tanto os moradores, como empresários e comerciantes. A partir do ano que vem, isso vai mudar”, garantiu Teresa.

Durante reunião de rua com a participação de aproximadamente 500 moradores, Teresa apresentou o levantamento de todos os prédios públicos e serviços de responsabilidade do Governo do Estado. Na ocasião, os moradores apontaram o abandono da Casa do Produtor Rural, que está sem manutenção há muitos anos e funciona em uma residência improvisada.

A estrutura precária, segundo o produtor Júlio Batista, prejudica a comercialização dos produtos e desestimula e dificulta o avanço do agronegócio em Pacaraima por conta da falta de incentivo. “A gente não tem apoio nenhum aqui em Pacaraima. As vicinais estão em péssimas condições, as pontes estão caindo aos pedaços e os moradores precisam improvisar desvios. Isso dificulta muito o nosso dia-a-dia. É a mesma situação da feira de Sorocaima, de responsabilidade do Governo, e que totalmente abandonada ”.

Hospital e Terminal rodoviário estão sem condições de atender as pessoas

O único hospital do Governo em Pacaraima, Délio Tupinambá, localizado a 220 km da capital Boa Vista, também está em péssimas condições. Não há higiene, os equipamentos hospitalares estão empilhados em salas sem cobertura, há caixões espalhados ao redor da unidade, milhares de pastas com documentos e prontuários estão guardadas em uma sala com goteiras e alagada. Há ainda uma obra inacabada que também acumula entulhos de construção e matagal.

O terminal rodoviário, onde passam diariamente milhares de pessoas, também é outro exemplo de total abandono. Os banheiros estão insalubres, os quiosques que vendem alimentos precisam urgentemente de manutenção, as portas de ferros apresentam buracos causados por ferrugem, as luminárias estão penduradas em fios expostos, não há calçamento e apresenta um verdadeiro cenário de guerra.

Com relação à trafegabilidade da BR-174, única rota de acesso ao município, a candidata também prometeu fazer diferente.

“Vocês podem imaginar os desafios que os moradores, trabalhadores, caminhoneiros, estudantes, turistas e até ambulâncias que dependem da BR 174, vivem diariamente, por conta da situação dessa via. Eu digo a cada um de vocês, no meu governo, se Deus quiser, nós vamos cuidar das estradas, garantindo às pessoas condições de circularem em condições decentes e com mais segurança. O nosso estado de Roraima merece mais. Vamos juntos fazer as mudanças necessárias”, finalizou Teresa Surita.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here