Selvinha Amazônica da Orla do Rio Branco, no Centro da capital. Foto: Richard Messias.

Do Mirandinha ao Conjunto Cruviana. Espalhadas por 14 pontos de Boa Vista, as Selvinhas Amazônicas são ótimas opções de lazer para a criançada, especialmente, neste período de recesso escolar. Os enormes brinquedos nas praças além de ensinar sobre a fauna da região Amazônica, fazem as crianças explorarem novas brincadeiras, estimulam a criatividade e a imaginação, e possibilitam os pais entrarem na diversão.

Quem se mudou recentemente de Manaus para Boa Vista, pensando na qualidade de vida do filho Miguel Menezes, 5 anos, foi a coordenadora de marketing, Keithyane MeloDesde domingo na cidade, os dois estão aproveitando os espaços de lazer para ocupar o tempo livre de Miguel, enquanto as aulas escolares não retornam.

“Sou daqui, mas morei 17 anos em Manaus. Como mãe priorizo outras coisas, como a qualidade de vida. E Boa Vista traz isso, e eu queria proporcionar para o meu filho. Aproveitando as férias, vamos conhecer melhor esses espaços com brinquedos recreativos e educativos. Vamos na Orla, no Parque do Rio Branco, Mirandinha. A gente se sente bem aqui na cidade, tem segurança e é tudo muito bem planejado”, disse.

Final de tarde, a Praça da Primeira Infância, Clotilde Thereza Duarte de Oliveira, no Nova Cidade, vira o point das famílias. Pais e filhos entram juntos nas brincadeiras. Além de diversos bichinhos da selvinha, tem mais dois playgrounds interligados por uma formiga. Tem ainda, as fontes interativas que, vista de baixo é um lagarto e numa visão aérea é uma borboleta. Um verdadeiro encanto.

A dona de casa, Nathália de Araújo, vem do bairro Araceli Souto Maior só para curtir a praça com as filhas Allyce Rafaelly, 9, e Aylla Emanuelly, de 1 ano de idade. “Eu acho maravilhoso ter isso tudo numa praça, porque muitas vezes não temos condições de levar nossos filhos em outro lugar como o shopping, porque gasta muito. Então eu trago para a pracinha, para elas se divertirem um pouco. Elas gastam bastante energia e quando chegam em casa só descansam”, disse.

De fato, as praças da cidade trazem esse cuidado e proteção às crianças, como parte das políticas públicas voltadas à primeira infância. As selvinhas, implantadas em 2019, trouxeram um verdadeiro cenário de transformação urbana onde a criança foi colocada como prioridade nestes espaços de lazer.

Mas você sabe onde está localizada cada Selvinha Amazônica? Confira:

O Parque do Rio Branco, abriga a maior Selvinha Amazônica (6.984 m²), com mais de 160 brinquedos, em formato de animais e elementos da natureza. A área molhada é composta por jacaré, cobra, iguana, bancos em formato de tartarugas, brinquedos hidráulicos como arcos, folha, cogumelo e chafarizes.

Na área seca tem diversos outros elementos gigantes e coloridos como borboleta, jacaré, formiga, abelha, lagarta, louva-a-deus, joaninha, libélula, tronco (insetos), tartaruga, macaco, tamanduá, Arara, Jandaia, papagaio, tucano, beija-flor e família de onças-pintadas. Sem falar da enorme árvore verde e brilhosa no Centro da selvinha.

No Complexo Ayrton Senna são dois espaços que fazem a alegria da criançada. A primeira tem exemplares de Tucano, tracajá, jandaia-sol, papagaio, iguana, onça-pintada, sucuri, jacaré-tinga e tamanduá. Todos estão ao redor de um parquinho infantil.

No segundo espaço tem um jacaré de 25m, além de ovos e filhotes do réptil numa área próxima de outras opções de lazer, como pergolado interativo, fonte interativa, dois playgrounds, um deles voltado para crianças de até seis anos de idade.

No Parque Mirandinha, no Caçari, há uma iguana de 9m de altura que encanta só de olhar, imagina ao subir. Esta foi uma das primeiras esculturas da Selvinha colocada em um espaço público de Boa Vista, em 2019.

No Parque Augusto Germano Sampaio, no Pintolândia, fica uma onça-pintada de 7m de altura acompanhada de dois filhotes. O encanto é certo! imagine um animal selvagem desse no meio de uma praça da cidade.

Na Praça da Primeira Infância (Clotilde Thereza Duarte de Oliveira) todos os bichinhos incríveis da selvinha estão por lá. Tem formiga, lagarto (borboleta), papagaio, cobra, camaleão, jacaré, tamanduá, jandaia, tucano, iguana, onça e tartaruga. Os pequenos podem aproveitar tudo isso na Praça da Primeira Infância, no bairro Nova Cidade.

Praça Turística Genésio da Costa Aguiar, no Conjunto Pérola, abriga duas onças-pintadas, uma com 7m e a outra com 3m. É ou não é, uma verdadeira atração para os moradores?

Na Praça Lídia Bacelar Cantel, no bairro 13 de setembro, tem uma família de Macaco-de-Cheiro, que traz diversão e alegria aos pequenos.

Na Praça dos Bambus, no bairro São Francisco, tem uma enorme sucuri, o bicho peçonhento que não podia faltar na selvinha. Além de não causar medo nenhum nas crianças, a diversão lá é garantida.

Na Praça Vereador João Rodrigues, no bairro Pricumã, o encanto das aves é o diferencial. No espaço há um papagaio, uma arara-vermelha, arara-canindé e um tucano.

Parque Linear do bairro Cinturão Verde conta com um Tatu-Canastra de 6m acompanhado de dois filhotes. A escultura ainda funciona como playground para as crianças.

Já na Praça Cabos e Soldados, no bairro Caranã, os pequenos se divertem com o jacaré tinga de 25m, uma tartaruga com 4m, seis tartarugas filhotes e dois pássaros tuiuiús.

Na Praça do Cidade Satélite, tem um casal de tamanduás com 15m (macho) e 7m (fêmea), interligados por um formigueiro que é pura diversão, com escorregador, escadas e passarelas com proteção metálica.

Na Praça do Conjunto Cruviana II, a iguana de 3,50 m de altura e 20m de comprimento faz da praça um local ainda mais atrativo.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here