Foto: arquivo/Secom-RR

O Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil Estadual, alertam a população para a elevação do nível dos rios e igarapés do Estado. Com as constantes e volumosas chuvas, principalmente nas cabeceiras dos principais rios de Roraima, o nível das águas está subindo, colocando os moradores que residem mais próximos destes corpos d’água em risco.

Os órgãos orientam a população ribeirinha a ficar atenta à elevação dos rios e igarapés e, caso verifiquem a elevação das águas, deixe o local e busque abrigo em residências de familiares e/ou amigos.

Para os condutores de veículos, o tráfego deve ser em velocidade baixa, sempre atento a possíveis problemas nas estruturas viárias. Caso os condutores verifiquem trechos cobertos por águas, sejam estradas, pontes, etc, a orientação que os mesmos não realizem a travessia. O volume de água pode esconder danos estruturais nas vias que podem causar acidentes.

Qualquer situação emergencial seja, imediatamente, informada ao CBMRR, através do 193, ou a Defesa Civil de Roraima, pelo 199.

Trânsito

A Superintendência Municipal de Segurança e Trânsito (SMTRAN) e a Divisão de Fiscalização estão constantemente nas ruas para orientar e alertar motoristas sobre os cuidados a serem tomados no período de inverno.

De acordo Ney Brito, chefe de Educação para o Trânsito da Smtran, existem vários fatores que podem aumentar os riscos de acidentes de trânsito deixando a condução do motorista comprometida.

“Com a chegada do inverno, a direção dos condutores fica comprometida. Um exemplo recorrente é uma pista indicando uma velocidade máxima permitida de 60 km. Você não é obrigado a andar nessa velocidade. Reduza a velocidade e ligue os faróis para não ocorrer um acidente. É preciso ter uma atenção redobrada”, disse Ney Brito.

Um dos pontos que os motoristas e motociclistas também devem ficar atentos é o fenômeno “aquaplanagem”, poça de água bem rasa que fica sobre o asfalto e deixa a pista escorregadia, que somados com o mal estado dos pneus podem causar deslizes e até capotamento.

Outra dica essencial é fazer um check-up no veículo, como verificar limpador de para-brisa, se os faróis estão ligando corretamente, manter o bujão de água sempre cheio, olhar os pneus se estão com as condições adequadas de acordo com a recomendação do Código do Trânsito Brasileiro. Tudo isso faz com que o condutor de veículo tenha uma direção segura.

“Devemos usar sempre o bom senso e prudência, mesmo em tempos de chuva conseguimos ter uma direção segura se seguirmos orientações básicas no trânsito. É ver e ser visto”, finalizou.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here