Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (19) a segunda fase da URIHI WAPOPË, com objetivo de desarticular uma organização criminosa dedicada à extração de minério em garimpos ilegais na TI Yanomami e sua posterior comercialização. A primeira fase da operação foi deflagrada em outubro de 2021.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª vara Federal Criminal, na residência de quatro investigados.

As investigações da operação de hoje indicam que o grupo criminoso ligado a uma empresa de táxi aéreo e a outra empresa de poços artesianos possuem por volta de 20 helicópteros, destinados ao transporte do minério extraído ilegalmente.

Notou-se que, além da extração irregular de minério, o grupo estaria ocultando patrimônio por meio da transferência de bens a terceiros e promovendo a remessa de dinheiro para o exterior com uso de falsa identidade ou por meio de operação de câmbio não autorizada.

As investigações apontam que o grupo criminoso teria ainda criado uma empresa fantasma objetivando ocultar sua movimentação financeira ilícita.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here