Foto: Ascom Caer

Na madrugada desta sexta-feira, dia 13, criminosos furtaram novamente os de cabos de cobre de 95 milímetros da rede adutora que distribui água para a sede do município de Mucajaí, prejudicando em 70% a capacidade de produção e gerando prejuízos a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima).

De agosto de 2021 até maio deste ano, os cabos de cobre do Centro de Captação de Água Bruta do município de Mucajaí já foram furtados cinco vezes. Em julho do ano passado foram furtados 180 metros, em outubro 150m e em dezembro mais 100m. Em março deste ano foram 180 metros e desde o começo do mês de maio foram furtados mais 130 m, totalizando cerca de 700 metros de cabos.

De acordo com a Caer, já foram instalados monitoramento eletrônico, iluminação e reforço na cobertura nos canos que protegem os cabos. Além disso, policiais realizam ronda ostensiva no local. Entretanto, o sistema é desligado entre o horário de meia-noite às 4 horas, período em que os criminosos aproveitam para agir.

A alternativa encontrada pela diretoria é planejar novas medidas de segurança e adotar providências para coibir este tipo de crime contra a administração pública.

“Estamos pedindo providências por parte da Polícia Militar, investigação pelo setor de inteligência da Polícia Civil para localizar os infratores e apoio do Ministério Público para que os mesmos sejam responsabilizados. Pois, a maior prejudicada com este crime é a população”, afirmou James Serrador, presidente da Caer.

A equipe técnica da empresa se deslocou até o local para realizar a reposição dos cabos e garantir o fornecimento de água potável para a população. Durante o trabalho de recomposição do sistema, o abastecimento de água na sede do município será mantido pelos nove poços artesianos ativos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here