Foto: PCRR/divulgação

A Polícia Civil de Roraima incinerou nessa sexta-feira (11), aproximadamente 48 quilos de drogas, entre maconha e cocaína, apreendidas em operações de enfrentamento ao tráfico no Estado. A destruição da droga faz parte da política do Governo de Roraima de combate às ações do crime organizado.

A queima do entorpecente ocorreu na Cerâmica Kotinscky, no bairro 13 de Setembro. A ação contou com a presença da diretora do Denarc (Departamento de Narcótico) Darlinda de Moura Viana, diretores, delegados, agentes e escrivães de Polícia, além de representantes do Ministério Público.

As drogas apreendidas fazem parte de processos que tramitam na Justiça, resultado de 84 APF’s (Autos de Prisão em Flagrante) e BO’s (Boletins de Ocorrência da DRE (Delegacia de Repressão ao Entorpecentes). Também foram l incinerados 843 gramas de drogas, provenientes de apreensões na Delegacia de Alto Alegre, que geraram a lavratura de sete APF’s, três TCO’s (Termos Circunstanciados de Ocorrências) e dois BOC’s (Boletins de Ocorrências Circunstanciados).

De acordo com informações prestadas pela delegada titular da DRE, Francilene Lima Hoffmann de Vargas, essa é a primeira incineração de 2022, para a destruição de 26,117,54g de cocaína e 21.039,29g de maconha resultado de apreensões, totalizando 47.156,83 gramas.

Para a delegada, o combate ao tráfico de droga perpassa por todo um esforço concentrado das Forças de Segurança Pública, visando coibir a atuação dos traficantes.

“A Polícia Civil conta hoje com uma boa estrutura para o combate ao crime, que inclui o apoio da Delegacia Geral, do Denarc e de uma equipe extremamente capacitada. Hoje atuamos não somente no combate ao tráfico, como temos policiais que se especializaram em fazer a análise do crime, que envolve a lavagem de dinheiro, as organizações criminosas e os sigilos bancários”, destacou a delegada Francilene.

Segundo a diretora do Denarc, Darlinda de Moura Viana, há mais drogas apreendidas aguardando autorização judicial para serem destruídas ao longo de 2022.

“A grande maioria da droga que está sendo incinerada foi apreendida em 2021. Mas durante o procedimento também foram incineradas drogas apreendidas nos anos de 2006, 2014, 2015, 2017, 2018, 2029, 2020 e 2022. Essas ações refletem um prejuízo ao crime organizado”, destacou a diretora.

A delegada destacou ainda, que todos os anos a Polícia Civil realiza a incineração de drogas, após os processos serem autorizados pela Justiça. Destacou também, que essas ações fazem parte da política de enfrentamento ao tráfico de drogas.

“A gente vem fazendo essas ações, com a intenção de diminuir a oferta dessas drogas na cidade de Boa Vista e no Interior do Estado de Roraima. Aqui temos mais de dois milhões de apreensão em drogas. O tráfico é um mercado muito valioso para os criminosos. Na medida em que combatemos o atacado da droga, queimamos duas vezes mais do que no varejo, que multiplica o refino da droga. Então dois milhões em combate às drogas é um volume enorme para Boa Vista. A DRE tem procurado desativar a ação dos traficantes que atuam com a venda no atacado, evitando o varejo, que vem sendo atendido por outras unidades policiais. Trata-se de uma política de Segurança pública com foco no atacado da droga”, disse.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here