Foto: divulgação

A prefeitura de Boa Vista está reforçando para a população os cuidados e medidas necessárias para reduzir o risco da circulação do novo vírus da Influenza A. Desde a semana passada, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Prefeitura de Boa Vista divulgou nota técnica sobre a atual situação de epidemia de síndrome gripal em alguns estados brasileiros, inclusive em Boa Vista, onde foi observado o aumento no número de atendimentos de Síndrome Gripal nas UBS´s e Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA).

Nesta terça-feira, 28, foi confirmado pelo Estado, a identificação do vírus Influenza A (H3N2) em Roraima. Trata-se de um caso relacionado a uma viagem realizada fora do estado, para região com confirmação de casos de H3N2, com isso, aumenta o risco de ocorrência de novos casos em Boa Vista.

Tanto o município de Boa Vista como estado já divulgaram nota técnica aos profissionais de saúde, com orientações sobre o manejo de casos de síndrome gripal nas unidades da rede de saúde e também com orientações à população.

Cuidados necessários – Os cuidados que protegem da covid-19 também protegem da gripe. A prefeitura recomenda a utilização das medidas de prevenção não farmacológicas contra os vírus respiratórios, como isolamento de sintomáticos, uso de máscaras, higienização das mãos com água e sabão, utilização de álcool em gel, cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir, e outros.

Ao apresentar sintomas da gripe, é preciso procurar um serviço de saúde para receber as orientações adequadas. A Prefeitura de Boa Vista conta com oito unidades básicas que atendem casos exclusivos de covid-19 e pessoas com síndromes gripais, com profissionais capacitados para cuidar e tratar dos casos.

Em Boa Vista existe a vigilância sentinela das Síndromes Gripais, que é realizada pelo HCSA e pelo HGR.

Vacina – Em Boa Vista, a vacina contra gripe está disponível em todas as unidades básicas de saúde que possuem salas de vacina, inclusive as unidades de covid-19 e ainda nos dois pontos de vacinação contra a covid-19, drive-thru, para os grupos prioritários, pois são os mais vulneráveis ao desenvolvimento de complicações devido a infecção pelo vírus.

Grupo prioritário – Podem receber a vacina pessoas de 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses à menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas até 45 dias e população indígena, que são os grupos que possuem maior risco de desenvolver complicações em decorrência da gripe e sobrecarregar os serviços de saúde, além de terem meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que não foi alcançada durante a campanha.

Documentação – Cartão de vacina, cartão SUS ou CPF. E os trabalhadores da saúde devem apresentar crachá e/ou contracheque, carteira de trabalho, declaração do estabelecimento onde trabalha.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here