A prefeitura de Boa Vista, liberou nesta quinta-feira (21) o retorno 100% presencial em escolas particulares, podendo funcionar em formato híbrido, e os shows com restrições na capacidade de público e protocolos sanitários. A nova flexibilização foi possível pois 72,97% da população já tomou a 1ª dose ou dose única contra a Covid e 40,39% completou o esquema vacinal tomando a 2ª dose. Além disso, também foi registrada queda no número de casos, óbitos e internações.
De acordo com a prefeitura, os cuidados contra a Covid devem ser mantidos pela população, como uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social e lavagem das mãos. Além disso, é preciso que quem já tomou a primeira dose da vacina, fique atento a data da segunda dose para completar o esquema vacinal.
Novas flexibilizações
Ampliação de funcionamento em mais 02 (duas) horas para bares, restaurantes, conveniências, praças de alimentação, distribuidoras de bebidas, flutuantes, academias, eventos, casamentos, formaturas, aniversários afins. Estes estabelecimentos estão autorizados a funcionar até às 5h.
Ampliação da capacidade de bares, restaurantes, conveniências, flutuantes, academias, cinemas e afins para 80%;
Ampliação de Eventos, festas em danceteria, boates, e eventos dançantes, casamentos, aniversários e formaturas com lotação máxima de 50% para locais fechados e 75% para locais abertos de acordo com o respectivo alvará;
Ampliação da capacidade de cultos, missas e celebrações para 75%;
Reuniões de empresas com limite de 300 pessoas;
Funcionamento de estádios com lotação máxima de 50%;
Corridas de rua e ciclismo com no máximo 500 participantes;
Funcionamento sem restrições das feiras livres;
As unidades de ensino particulares no âmbito do Município de Boa Vista poderão retornar com 100% (cem por cento) dos seus alunos presencialmente
Shows
Os shows devem acontecer com capacidade máxima de 30% para locais fechados e 40% para locais abertos. Estes eventos terão que atender todos aos protocolos de saúde, capacidade de lotação e demais critérios definidos no Decreto Municipal nº 120/E de 18 de outubro de 2021.
Para esses eventos serão exigidos o controle seguro de esquema vacinal na entrada dos shows, sendo 80% do público com a 2ª dose da vacina contra a covid-19 e 20% do público com 1ª dose e teste rápido de antígeno negativo realizado durante o período de 72h (setenta e duas) horas que antecedem o evento, além da garantia do distanciamento social. Os detalhes constam no decreto.