Por unanimidade, os vereadores de Boa Vista aprovaram na manhã desta quarta-feira (6), o projeto de lei de autoria da vereadora Tuti Lopes, que cria cotas para pessoas com deficiência nas vagas de estágio na Capital.
Conforme o projeto, serão destinadas 10% das vagas disponíveis para pessoas com deficiência, desde que estejam devidamente amparadas pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência e demais legislações pertinentes.
Conforme explicou a vereadora, a Lei de Cotas está em vigor há aproximadamente 28 anos, reservando uma parte dos cargos em grandes empresas para deficientes. “Mesmo que lentamente, o número de contratações por cota está crescendo, promovendo o direito e inclusão das PCDs [Pessoas com Deficiências] na sociedade”, celebra.
Tuti Lopes acrescenta que quando uma empresa preenche a Lei de Cotas e respeita as diferenças, promove a inclusão social do PCD através do trabalho. “Podemos dizer que a prática do emprego apoiado tem sido uma grande aliada na inclusão social da pessoa com deficiência no trabalho, principalmente para aqueles casos que demandam mais apoio no ambiente laboral”, declarou.