balneários
Foto: PMBV

Para fugir do calor de Boa Vista, a população tem recorrido ainda mais aos balneários e praias da cidade. E por isso, é preciso que os cuidados sejam redobrados. Pensando nisso, neste sábado, 2, a Defesa Civil Municipal iniciou uma ação de orientação aos banhistas sobre os riscos de afogamento, além da prevenção de acidentes causados por veículos proibidos que transitam na água. As atividades iniciaram pelo balneário Caranã.

As equipes contam com 5 guarda-vidas divididos nas praias da Polar, Cauamé e Caçari, que acompanham e fazem as recomendações aos fins de semana. De acordo com o inspetor José Ribamar Morais, a principal causa de afogamentos nos balneários da capital é a bebida alcoólica.

“A gente sempre orienta as pessoas que frequentam esses locais a tomar cuidado em relação ao consumo da bebida alcoólica, pois há um risco muito grande de afogamento por conta disso”, pontuou.

Cuidados com as crianças

Quando o assunto é criança, os pais também precisam ficar de olho. “A gente orienta as pessoas que trazem os seus filhos que redobrem os cuidados. Nós estamos nesses locais como guarda-vidas, mas muitas pessoas acabam soltando as crianças na água e não estão atentos”, ressaltou Morais.

Outra preocupação constante da Defesa Civil Municipal está relacionada ao uso de veículos automotores dentro da água, que também oferece um grande risco de vida aos banhistas. Nas praias da capital, a prefeitura já fez a instalação de sinalização com orientações e delimitando as áreas de acesso de veículos, proibindo a circulação de motos e carros próximos à água. Porém, algumas pessoas ainda desrespeitam.

“Na praia do Caçari, por exemplo, temos um problema muito sério de veículos, moto, quadriciclos e UTVs, que não são permitidos. Outra preocupação nossa são as lanchas e jet skis que são proibidas e, por conta disso, vamos entrar em contato com a Marinha do Brasil”, informou o inspetor de área, Bezerra.

Segurança – Ambulante aos fins de semana no banho do Caranã, Yaritza Velasquez acha importante a fiscalização, tendo em vista o local está sempre muito movimentado. “Acho muito bom a presença da Defesa Civil aqui, porque tem muita criança, os pais começam beber e não ficam atentos aos seus filhos”, contou.

A ambulante conta que já presenciou vários sustos no local. “Sábado passado, um moço estava nadando e sumiu. Todos saíram em busca dele, mas ainda bem que não se afogou, foi só um susto. Porém no domingo, teve um afogado aqui”, contou Yaritza.

Lixo

As orientações da Defesa Civil não se limitam apenas aos riscos de afogamento, mas também à quantidade de lixo deixada pelos frequentadores. De acordo com o inspetor James Carlos Bezerra, as pessoas devem se conscientizar. “Temos observado que a população tem deixado muito lixo nas praias, principalmente aqui no Caranã, que está localizado dentro do bairro e fica próximo das residências”.

Ainda é muito comum encontrar garrafas pets, sacolas, latas, canudos, entre outros lixos nas margens dos balneários e praias. A orientação é que os banhistas e visitantes acondicionem seus lixos e façam o descarte correto após deixarem os locais.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here