Foto: Fernando Teixeira/SEMUC

O programa Família Que Acolhe (FQA), da Prefeitura de Boa Vista, completa nesta sexta-feira (24), 8 anos de atendimentos que proporcionam ações que vão desde o acolhimento da gestante até a vida escolar da criança. Um evento celebrou a data na sede do projeto, localizada no bairro Pintolândia, o mais populoso, na Zona Oeste da capital.

“Essa é a fase mais importante do ser humano: da gestação aos seis primeiros anos de idade. [O FQA é] Uma referência nacional, que tornou Boa Vista reconhecidamente a capital da Primeira Infância, com tantos parceiros no Brasil e internacionais, investindo no desenvolvimento infantil. É um trabalho que cuida da criança em todos os aspectos, garantindo saúde, ensinando os pais a como desenvolver e estimular seus filhos, como melhorar os vínculos, o afeto, o desenvolvimento da criança. É um investimento no futuro”, destacou o prefeito Arthur Henrique (MDB), ao lembrar do incentivo da idealizadora do FQA, Teresa Surita.

ONG’s e outras entidades parceiras, a exemplo da Unicef, FGV, USP e até da Universidade de Harvard (EUA), apoiam o projeto e fortalecem a rede de bons resultados obtidos a partir dele. O FQA tem ultrapassado fronteiras e colocado Boa Vista sob os olhares do mundo, quando o assunto são os cuidados com a Primeira Infância.

“Hoje temos 18 projetos em parceria com a Prefeitura de Boa Vista, todos voltados à Primeira Infância. Um deles é a proposta de descentralização dos serviços da sede do FQA para os CRAS [Centro de Referência da Assistência Social], aproximando as mãezinhas, e aumentando a oferta de serviços à elas, trazendo organização e comodidade para as famílias. Essa é uma política de sucesso e compromisso com a Primeira Infância, com reconhecimento internacional”, destacou Joana Schettino, representante das fundações holandesa Bernard Van Leer, e da italiana AVSI, ao participar da programação de aniversário em Boa Vista.

“O programa é de fundamental importância não só para o nosso hoje, mas, principalmente para o amanhã. Não só pelos resultados tangíveis, mas também pelos investimentos feitos como um todo à sociedade. Intervenções urbanas, como as praças e parques, investimento em educação, isso é fundamental para que a nossa sociedade possa colher os frutos com uma geração que vai ter mais perspectivas e oportunidades”, disse a secretária municipal de projetos especiais, Andréia Neres.

Bebê Prefeita

Durante a programação de aniversário do programa, foi escolhida a bebê prefeita, para receber a chave da cidade. A pequena Maria Liz, de 8 meses, foi a escolhida por ter cumprido os requisitos necessários: a mãe participou de mais de 7 consultas de pré-natal durante a gestação, o cartão de vacina está em dia, e ela foi amamentada exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida.

“Só gratidão por tudo o que o Família Que Acolhe faz por nós. Hoje eu sei que posso sonhar com um futuro bom pra minha filha, porque com essa oportunidade de ter acesso a tantos profissionais e serviços bons, de graça, é poder sonhar com um futuro em pé de igualdade com os filhos de pessoas com mais condições”, comemorou a beneficiária Fabiana Araújo, mãe da bebê prefeita.

O Programa 

O FQA é uma política pública integral para a primeira infância, que cuida da criança desde a gestação até os seis anos de idade, garantindo o acesso à saúde, educação e desenvolvimento social de maneira integrada. Consultas médicas, encontros sobre o aprendizado da maternidade/paternidade na Universidade do Bebê, enxovais, leite, vacinas, remédios, puericultura, planejamento familiar e o acesso garantido às creches do município são os principais feitos do programa, lançado em 2013, pela então prefeita, Teresa Surita (MDB).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here