Um grupo de cinco garimpeiros atacou seis crianças e dois jovens que pescavam no rio Uraricoera, próximo da comunidade Tipolei, em região Palimiu dentro de Terra Indígena Yanomami na altura do município de Alto Alegre, ao Norte de Roraima, na sexta-feira (18).

Segundo a Hutukara Associação Yanomami, os indígenas pescavam em uma canoa e avistaram um barco com garimpeiros armados acelerando na direção deles. O barco bateu na canoa, que acabou afundando. 

Os indígenas caíram na água, nadaram até a borda do rio e fugiram dos garimpeiros pela mata. Algumas das crianças chegaram a relatar para a Hutukara que ouviram os invasores tentando atrair eles de volta, oferecendo bolachas. 

Os jovens fugiram até Yakepraope, onde contaram o que aconteceu. “Yanomami continuam sujeitos aos recorrentes episódios de ataques e hostilidades contra as suas vidas. Mais uma vez, reiteramos a urgência que o poder público atue de forma sistemática e permanente para conter a atividade do garimpo ilegal”, reforça a Hutukara em nota oficial enviada para o Exército, Polícia Federal, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Ministério Público Federal. 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here