Ministro posa em frente a madeira apreendida, em 1º de abril, no Pará. Foto: Instagram/reprodução

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorizou, nesta quarta-feira (2), a abertura de um inquérito para investigar o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

O pedido da PGR foi feito no dia 31 de maio e tem como base a notícia-crime apresentada em abril contra o ministro por suposta atuação para atrapalhar a apuração da maior apreensão de madeira do Brasil, feita na Operação Handroanthus.

No pedido, apresentado pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques, a PGR quer saber se o ministro do Meio Ambiente cometeu crimes como advocacia administrativa, dificuldade de fiscalização ambiental ou impedimento na investigação de infração penal que envolva organização criminosa.

Como diligências iniciais a serem cumpridas pelo Departamento de Polícia Federal, a PGR pede que haja a oitiva dos proprietários rurais e agentes de fiscalização do Ibama, a requisição de cópia digitalizada da integralidade dos procedimentos de fiscalização e investigação relativos aos ilícitos ambientais.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here