Os alunos estão sem aulas presenciais desde março de 2020 em razão da pandemia de coronavírus. Foto: Divulgação/Prefeitura de Boa Vista

Desde o mês de março de 2020, os alunos da rede pública estadual e municipal estão sem aulas presenciais em razão da pandemia do novo coronavírus. Passado um ano, as aulas remotas ainda esbarram em dificuldades como falta de internet, volume de conteúdo, didática dos professores e auxílio de pais e responsáveis nas atividades escolares.

Por conta da pandemia, em 2020 a prefeitura de Boa Vista adiantou o recesso de julho e anunciou o projeto “Aprendendo em Casa BV”, com atividades didáticas para as crianças. O material é distribuído por meio das redes sociais.

Em janeiro deste ano, o Conselho Municipal de Educação decidiu aproveitar 50% das atividades do projeto para complementar o ano letivo de 2020. E, no último dia 8 de fevereiro, a prefeitura retomou às aulas de forma remota para conclusão do ano letivo em aberto no prazo de 48 dias.

Apesar de todas as estratégias adotadas pelo município, a relação família-escola com alunos de séries iniciais ainda é um desafio vivido na rede pública de Boa Vista, conforme relatos enviados à reportagem do Roraima 1.

“Não sei passar o conteúdo do livro”
A aposentada Aucilene Souza, de 61 anos, recebeu a missão de auxiliar a neta, de 8 anos, com as atividades escolares, enquanto os pais da garota trabalhavam.

Depois de um tempo, a avó encontrou muitas dificuldades com o conteúdo enviado pelos professores, e a tarefa de casa precisou contar com a ajuda da mãe da menina.

“Eu não sei passar o conteúdo que o livro exige. Eu não sei transmitir. Eu estava tentando repassar, mas eu não estava conseguindo, principalmente as disciplinas de matemática e português. Então, agora quem está fazendo é a mãe dela”, contou.

“Não me ensinaram a ensinar”
Pai de dois estudantes que estão no 5º e 7º, o policial civil Hudson Cardoso Nascimento falou que foi surpreendido com a tarefa de auxiliar integralmente os filhos com o dever de casa e demais conteúdo.

“O volume de exercício está igual ao que aluno tinha quando estava presencial. Só que os professores não se atentaram para uma situação: quando a criança está em casa, nós, os pais, temos outros afazeres e não estamos o tempo todo disponível para auxiliar as crianças”, relatou.

Hudson Cardoso destacou que sabe da importância e do dever de acompanhar e ajudar na educação dos filhos, mas comenta sobre a angústia por não estar preparado para ensinar.

“Antes, era uma tarefa de casa, mas agora estamos sendo professor da criança. Tirando dúvida. Eu não tenho didática. A gente é pai, tem responsabilidade com os filhos, mas não fomos preparados para lecionar”, comentou.

“Nosso maior desafio é garantir que o conhecimento chegue a todos os alunos”
O professor de educação física Luciano Carvalho, da escola municipal de Boa Vista Ioládio Batista da Silva, contou à reportagem que a modalidade de ensino remota chegou de forma inesperada para todo mundo.

Ele disse que ainda sente dificuldade em se adaptar às novas tecnologias, diante a quantidade de reuniões on-line, mas, principalmente, nota a dificuldade dos alunos praticarem as atividades elaborada em sua disciplina, que exige coletividade.

“Nosso maior desafio é garantir que o ensino formal chegue a todos os alunos, mesmo que de forma remota durante a pandemia. No entanto, temos uma carga horária e horário determinado para as aulas, porém muitos pais não têm disponibilidade de tempo, por causa do trabalho, para acompanhar os filhos”, destacou.

O que a prefeitura diz
A prefeitura informou em nota que, não só o município de Boa Vista, mas todo o Brasil, busca soluções para recomeçar, no que se refere à educação.

“Esse é um momento atípico em todo mundo e, devido à pandemia, a prefeitura tem buscado fazer tudo que está ao alcance para se reinventar a cada dia e atender aos alunos, e conta com a ajuda dos pais nesse processo”, destacou.

A prefeitura informou sobre o formato de aula não presencial para garantir a segurança das crianças e dos profissionais da educação.

“De casa, pais, professores e alunos interagem por meio da tecnologia e os estudantes cumprem suas tarefas diárias com o uso dos livros didáticos e materiais de apoio. Após 15 dias de aula, todo material é entregue nas escolas para revisão dos professores”, disse.

Ainda segundo o município, aqueles que não têm acesso à internet podem ir até a escola buscar as atividades impressas, disponíveis para todos os estudantes. Os professores que optarem pela estrutura escolar, recebem equipamentos de proteção individual, álcool em gel e ficam sozinhos em suas respectivas salas de aulas.

“A Prefeitura de Boa Vista pede a compreensão de todos os pais e estudantes nesse momento de adaptação e ressalta que, assim que possível, com o controle da pandemia e a possibilidade de volta segura à sala de aula, retornará com sua estrutura de ensino completa, reconhecida como uma das melhores do Brasil”, concluiu a nota.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here