Foto: Reprodução/Twitter/@Dario_Kopenawa

Um confronto entre garimpeiros e indígenas deixou um morto e um ferido na comunidade de Helepi, às margens do Rio Uraricoera, na Terra Indígena Yanomami. O relato foi feito em carta publicada pela Hutukara Associação Yanomami sobre ataque ocorrido em 25 de fevereiro. A carta foi entregue à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal.

Segundo a denúncia, uma lancha com um grupo de aproximadamente oito garimpeiros atracou na comunidade um de seus integrantes atirou contra um indígena Xirixana.

Ainda de acordo com a carta, o indígena está gravemente ferido e ainda aguarda a chegada da equipe de saúde do Distrito Sanitário Yanomami (DSEI-Y) para atendimento. A situação é de alta tensão. Segundo o relato, outro yanomami revidou o ataque e flechou o garimpeiro, que morreu no local.

“O episódio de conflito ora denunciado não deve ser entendido isoladamente. Este reflete a grave situação do garimpo ilegal na TIY, e se soma a outros ocorridos recentes que apontam para uma escalada de tensão entre comunidades indígenas e garimpeiros no interior TIY”, alerta a Hutukara na carta.

Segundo relatos do local, os garimpeiros fizeram barreira fluvial para pegar o indígena que que assassinou o colega. Funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) estiveram no local e foram recebidos a tiros. A reportagem tentou contato com o Ministério Público Federal (MPF) mas não obteve retorno até o fechamento da matéria.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here