'Por onde anda Makunaíma': grafia o Macunaíma da literatura e o Makunaima dos mitos - Foto: Divulgação

O documentário Por onde anda Makunaíma?, de Rodrigo Séllos e feito pela produtora roraimense Platô Filmes, conquistou o prêmio de Melhor filme do Festival de Brasília, um dos maiores do país. Os vencedores foram anunciados nesta segunda-feira (21). É a primeira vez que um longa do estado sai como vencedor da premiação.

O longa-metragem, que ganhou o prêmio do júri, entrelaça as figuras de Macunaíma, festejado na literatura, e de Makunaima, mito consolidado entre indígenas, para resgatar a história e denunciar o risco de extinção dos povos originários do Brasil. O filme foi exibido no festival na última sexta-feira (18).

No filme, a personagem e o mito se complementam. “Nós, do Sudeste e do Sul, não conhecíamos Makunaima nem o etnólogo Theodor Koch-Grünberg, mas ambos são personagens muito importantes para os roraimenses”, explicou diretor do filme, Rodrigo Séllos, que, em uma pesquisa para a obra MACUXI, com o pesquisador Klaus Schmaelter e a produtora Letícia Friedrich, formou a ponte com parceiros do atual filme em Roraima.

O Festival de Brasília, um dos principais e o mais antigo do Brasil, foi realizado em edição virtual. “Por onde anda Makunaíma?” também foi exibido pelo Canal Brasil.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here