Webprograma 'Pássaro Poesia' surgiu dos dias de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus. Foto: Reprodução/Facebook/Francisco Alves

Em isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus, o professor, escritor e artista Francisco Alves, criou um canal na internet para falar de literatura roraimense. Em formato de webprograma, ‘Pássaro Poesia’ já reúne sete edições transmitidas no YouTube. [Acesse aqui o canal].

Ao Roraima 1, o professor falou sobre a produção do programa, as fotos artísticas feitas para divulgar cada edição, curiosidades e o foco do projeto: mostrar a literatura linda e plural de Roraima, com linguagem informal e acessível.

“Eu nunca imaginei fazer vídeos sobre livros de autores locais, então o webprograma é uma atividade para lidar com os efeitos subjetivos causados pelo isolamento social”, contou o professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), que é doutor em literatura brasileira.

Segundo ele, o momento, além de divertido, tem sido de oportunidades para reler autores, descobrir outros e repensar a vida por meio do texto literário. O professor comenta que o canal tem uma proposta amadora e caseira, com uma linguagem de fácil acesso.

“Tenho percebido também a criação de diálogos interessantes com escritores de outros estados. É sempre uma troca rica e polissêmica”, afirmou.

“A literatura precisa ser desconstruída, uma vez que o livro é um produto caro nesse país e ainda voltado para as classes abastadas. No entanto, ressalto, que o programa é para todos, uma vez que é posto na internet, e bem sabemos também que muitos das classes privilegiadas desconhecem a literatura produzida aqui no extremo norte do país”, pontuou.

Agora, o foco é abordar a literatura roraimense. No entanto, o professor destaca que para um futuro próximo [já com vacina da Covid-19, reforçou ele] o webprograma vai receber autores para entrevistas e dialogar sobre os processos de escrita, a formação e os livros.

“Espero que esse projeto possa alcançar esse segundo momento. Em Roraima nós temos uma literatura rica. Aqui temos cordelistas, romancistas, contistas, cancionistas, poetas, dramaturgos, enfim, toda uma gama de trabalhadores da palavra. Precisamos divulgar essa inteligência artística, múltipla e plural, isso se deve até por conta da nossa condição de território de fronteira”, disse o professor.

A gravação do programa é feita na casa do professor, com a ajuda do amigo Reginaldo Cruz. O processo conta com dois momentos: a produção da fotoperformance literária, realizada um dia antes da gravação do programa, e também outro destaque ao trabalho artístico no dia em que o programa é gravado, toda sexta-feira.

Francisco Alves faz fotoperformances literária para cada tema do webprograma. Foto: Arquivo pessoal

O professor revelou que antes da gravação sempre bebe uma taça vinho. Contou que tenta exaltar a estética negra, por ser um homem preto, e que o nome do programa é uma referência ao poema “Carrega-me contigo Pássaro Poesia…”, da Hilda Hilst, poeta por quem confessa ser “apaixonado”.

Confira abaixo vídeo da última edição, publicado nesse sábado (17):

 

1 comentário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here