A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou nesta terça-feira (11) que foi encontrado um exemplar de mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae), em Boa Vista.
De acordo com a Pasta, o inseto foi detectado no dia 5 de agosto, mas ainda não se sabe de onde o animal veio. “A origem do exemplar detectado ainda se encontra em processo de investigação e eventuais medidas adicionais de controle do trânsito de vegetais hospedeiros da praga poderão ser adotadas posteriormente, caso se evidencie o risco de dispersão para outras unidades da federação”, informou em nota.
A Pasta informou ainda que medidas adicionais de controle e monitoramento foram implementadas e, até esta terça, não houve registro de novas capturas no local e em suas proximidades.
A praga é conhecida dos produtores do estado e causa danos a frutas cultivadas em regiões produtoras. Até agora, se encontra sob controle oficial em Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Normandia, Uiramutã e Pacaraima, municípios que tiveram a quarentena estendida em janeiro deste ano.