Bernaldina José Pedro era uma das lideranças Macuxis da Raposa Serra do Sol - Foto: Arquivo Pessoal

Morreu ontem (23), por coronavírus, a líder indígena Bernaldina José Pedro. A morte foi confirmada pelo filho da indígena, o artista plástico Jaider Esbell, em post em rede social.

“Depois de muito lutar, a guerreira precisou descansar e foi assim que Bernaldina José Pedro, a Meriná, foi compor com Makunaimî as constelações eternas. Vai meu amorzinho e ficamos cá com todos os seus ensinamentos, sobretudo a teimosia em permanecer alegre mesmo quando tudo remete a tristeza e solidão”, disse o artista

Meriná, como também era conhecida, foi removida às pressas da comunidade do Maturuca, na Terra Indígena Raposa do Sol, para receber tratamento no Hospital Geral de Roraima (HGR), onde estava internada desde então.

Em 2018, Bernaldina ficou conhecida internacionalmente quando foi recebida no Vaticano pelo Papa Francisco. Na ocasião, ela e seu filho Esbell foram apresentar a espiritualidade e a visão indígena da etnia macuxi em relação ao “grande mundo”.

Os filhos da anciã chegaram a fazer uma vaquinha na ‘internet’ para tentar a transferências de Bernaldina para um leito particular e também para a compra de balões de oxigênio, remédios, roupas e itens de higiene pessoal. Mesmo o falecimento, Esbell afirmou que a campanha continua para prestar apoio ao filho e ao neto que estiveram com a senhora durante o tratamento.

“Continuo no apoio logístico para que nada falte quanto à assistência direta para o Charles Gabriel, filho e o Renan (neto) e família que estiveram ao lado da vó durante o tratamento no hospital. Eles devem ficar de quarentena isolados em Boa Vista antes de retornar à comunidade”, complementou Esbell

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here