Balanço foi apresentado hoje pela Secretaria de Estado de Saúde - Foto: Unicamp

Roraima conseguiu processar até quinta-feira (21), 89% dos exames para Covid-19. Os dados foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde por meio do sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL), disponibilizados neste fim de semana.

Entre os estados, Roraima é o quinto que mais consegue analisar os exames feitos. O Paraná encabeça a lista (96%), seguido por Goiás (93%), Tocantins (93%) e Amazonas (91%).

Os exames processados nos Laboratórios Centrais são os do tipo RT-PCR, considerados mais precisos porque identificam a presença do vírus. É o tipo de teste usado para fazer diagnósticos de doentes que chegam com sintomas na rede de saúde.

Dados da Secretaria de Estado de Saúde de Roraima (Sesau), publicados nesse sábado, detalham que há 2.439 casos confirmados e 84 óbitos por coronavírus.

BRASIL

O estado que menos consegue processar exames é Alagoas. Apenas 30% dos testes feitos foram analisados. Também tem resultados baixos o Rio de Janeiro (42%), Rio Grande do Sul (47%), Rondônia (49%) e Rio Grande do Norte (50%).

No Brasil, foram realizados 585.307 testes RT-PCR até agora, sendo que os laboratórios centrais conseguiram analisar 423.438 deles.

O Distrito Federal e o Acre são os dois estados que não usam o sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL) e, por isso, não tem dados sobre o processamento de exames.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here