João Carlos Martins é um dos maiores pianistas do mundo, profundo conhecedor das obras de Bach Foto: Alan Santos/PR

O Orquestrando o Brasil é um projeto de mobilização por meio da música idealizado pelo maestro João Carlos Martins e pelo produtor cultural José Roberto Walker. Criado em 2018 e realizado com apoio da Fundação Banco do Brasil e do Sesi/SP e Fiesp, a iniciativa reúne atualmente mais de 500 grupos espalhados pelo país, oferecendo capacitação para regentes e músicos, divulgação e apoio.

Até o momento, o projeto já promoveu cerca de 30 encontros com regentes e coordenadores musicais nos estados de São Paulo, Paraná, Paraíba, Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco e Rio de Janeiro e 7 concertos com o maestro João Carlos Martins e grupos regionais.

Neste sábado (15), às 20h, 170 músicos de Boa Vista irão se apresentar sob a regência de João Carlos Martins. Promovido pela Prefeitura de Boa Vista, o concerto, gratuito, será realizado na Praça Fabio Marques Pacarat. Na ocasião, irão se apresentar a Orquestra de Câmara, a Orquestra Infanto-juvenil, a Banda Juvenil e o Coral Infantil do Instituto Boa Vista de Música, além do Coral Cênico da Fetec.

Abrigo

Na vinda do maestro ao Estado, está agendada uma visita nesta sexta-feira a um dos abrigos de refugiados venezuelanos mantidos pela Força-Tarefa Logística Humanitária – Operação Acolhida, do Exército Brasileiro. Boa Vista tem hoje 11 abrigos, com quase seis mil imigrantes do país vizinho.

Lançada em março de 2018, a Operação Acolhida operacionaliza a assistência emergencial para o acolhimento de refugiados e migrantes provenientes da Venezuela em situação de maior vulnerabilidade, decorrente do fluxo migratório provocado por crise humanitária. Já passaram pela operação cerca de 2,5 mil militares de diversas especialidades.

A Operação Acolhida envolve 11 ministérios e possui apoio e engajamento de organizações da sociedade civil e de diversas agências da ONU, como a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), Organização Internacional para as Migrações (OIM), Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), ONU Mulheres e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O Rondon 3 é o maior abrigo humanitário da América Latina, com atendimento a cerca de mil refugiados.

Encontro

No sábado, o maestro participará também um encontro com regentes e coordenadores de projetos musicais de Roraima para divulgar o Orquestrando e conhecer um pouco mais sobre os projetos de música desenvolvidos no estado.

“O Orquestrando o Brasil é o legado que pretendo deixar. Quero ajudar os milhares de grupos espalhados pelo país a evoluírem artisticamente, ampliando sua atuação e conquistando novos públicos. Queremos democratizar a música clássica no Brasil”, ressalta o maestro.

Um dos melhores

João Carlos Martins é pianista e maestro, reconhecido por ser um dos melhores pianistas do mundo. Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, ele teve como um dos pontos altos de sua carreira a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música. Devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando sua paixão pela música por meio da regência.

Serviço: João Carlos Martins e Orquestrando o Brasil em Boa Vista

Visita ao abrigo dos refugiados Rondon 3

Dia: 14 de fevereiro (sexta-feira)

Horário: 20h

Endereço: Av. Gen. Sampaio, 957 – 13 de Setembro

Encontro com maestros e coordenadores musicais

Dia: 15 de fevereiro (sábado)

Horário: 11h30

Endereço: Teatro Municipal de Boa Vista – Av. Glaycon de Paiva – São Vicente. Evento exclusivo para regentes e coordenadores culturais. Necessário confirmação de presença pelo e-mail orquestrandobrasil@gmail.com

Concerto Orquestrando o Brasil

Dia: 15 de fevereiro (sábado)

Horário: 20h

Endereço: Praça Fábio Marques Paracat, s/nº – São Francisco

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here