A 7ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social fechará com chave de ouro suas atividades com a realização do projeto Estácio Cidadania, que vai reunir instituições públicas e privadas, mais os acadêmicos de diversos cursos, para oferecer atendimentos gratuitos à população, neste sábado (28), no campus do Centro Universitário, no bairro União.
Serviços na área da saúde, estética, construção civil, atendimentos médico, odontológico e psicossocial, além da emissão de carteira de identidade, atendimentos jurídicos e de abertura de empresas então entre os atendimentos que vão acontecer a partir das 8h e seguirão até 13h.
A reitora da Estácio da Amazônia, Brena Linhares, disse que a expectativa de todos é enorme, principalmente, para a instituição que retoma este ano o projeto de cidadania que ficou dois anos sem realização. “Essa é uma prática antiga nossa que iniciamos quando ainda éramos Atual. Vamos voltar agora com grandes parceiros, que já totalizam até o momento cerca de 17 instituições, além das ações oferecidas pelos cursos da Estácio”, informa.
Ela destaca que o projeto é abrangente porque envolve o relacionamento da instituição com a comunidade, que é atendida pelos cursos oferecidos pela faculdade, e ao mesmo tempo oportuniza aos alunos aplicarem, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “E por fim, é uma iniciativa que estimula nos acadêmicos a prática pelo trabalho social junto à comunidade local e fortalece nossas parcerias com as instituições dos mais variados segmentos”, ressalta.
SERVIÇOS
O projeto Estácio Cidadania começa às 8h com várias atividades realizadas simultaneamente dentro do campus do Centro Universitário. A população vai poder solicitar a emissão de carteira de identidade e carteira de trabalho, limpeza de óculos, cortes de cabelo, serviços de depilação, limpeza de pele e receber dicas de maquiagem.
Haverá ainda atendimento médico, odontológico e psicossocial, realização de preventivo, aferição de pressão, atendimento de ICM e teste de tipagem sanguínea. Os moradores também vão poder levar seus animais de estimação para aplicação de vacina antirrábica. Os alunos do curso de Direito da Estácio farão atendimento jurídico à população. Outro serviço de orientação será em relação à abertura de empresa como microempreendedor individual (MEI).
Por fim, se a comunidade tiver interesse de aproveitar o momento para se capacitar, serão realizadas diversas oficinas como as que vão ensinar sobre uso racional e descarte correto de medicamentos; a fazer brigadeiros; elaborar um bom currículo, além de uma oficina de Sustentabilidade, plantio de mudas de mognos e palestra sobre o uso consciente da água.
Enquanto os pais buscam atendimento, as crianças que comparecerem ao evento vão poder se divertir na brinquedoteca e com o projeto Conte e Encante, atividades desenvolvidas por alunos do curso de Pedagogia da Estácio. Além disso, o Corpo de Bombeiros fará um banho recreativo para a criançada. E uma aula de zumba vai animar os visitantes durante o evento.
Também está prevista a divulgação dos ganhadores do 1° Concurso de Redação “Como melhorar a mobilidade urbana em Roraima”. Para realizar essas atividades, o projeto conta com a participação dos alunos dos cursos de Direito, Administração, Pedagogia, Enfermagem, Nutrição, Biomedicina e Farmácia, Engenharia Civil, Medicina veterinária, Educação Física, Serviço Social, Arquitetura e Tecnologia da Informação.
A Estácio da Amazônia tem ainda o apoio das seguintes instituições: Casa do Cidadão, Corpo de Bombeiros, Instituto Ana Beltrão, Sebrae, Hinode, Senac, Pedro Farias, Óticas Carol, Instituto Projeção, Base Área, Laboratório Lab Clin, Caerr, Amâncio, sorveteria Sabor do Norte, Setrabes, Mahogany Roraima e o Centro de Zoonoses de Boa Vista.