As aulas na Escola Estadual Clovis Nova da Costa, no município de Caroebe, foram suspensas nesta quarta-feira (26) por causa da falta de combustível no ônibus que busca os alunos em localidades mais afastadas.
Como a grande maioria dos alunos depende do transporte escolar para se deslocar até a unidade escolar, poucos conseguiram chegar até o local.
“Sempre tem algum problema envolvendo escola aqui em Caroebe. Quando não falta óleo no ônibus, [falta] merenda ou professor. A gente quer poder dar um futuro melhor pra essas crianças mas desse jeito é difícil. Tem uns dois ou três anos que esse problema com o transporte começou e pelo visto está longe de acabar. Tem muito pai aqui que não deixa menino em casa sem fazer nada, leva pra roça, e já ouvi até uns dizerem que se não resolver de vez, vai deixar o menino só na roça mesmo que é pra não perder tempo estudando em escola que não tem nada”, disse um dos pais.
Procurado, o gestor da escola não confirmou a suspensão das aulas nem retornou à nossa reportagem.
Governo do Estado – A Seed (Secretaria de Estado da Educação e Desporto) esclarece que, de acordo com o contrato formalizado, a aquisição de combustível para os veículos fica sob responsabilidade da empresa contratada.
Reforça ainda que, para que sejam adotadas as providências, o gestor da unidade de ensino deve informar o DAE (departamento de Apoio ao Educando) sobre qualquer problema na prestação do serviço para que então a Seed tome conhecimento dos fatos e possa adotar as medidas legais cabíveis, como por exemplo, notificação da empresa.