Eliakin Rufino é poeta de Roraima. Foto: divulgação

O cantor, poeta e escritor Eliakin Rufino, foi escolhido por curadoria nacional do Sesc para representar Roraima no projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, com seu livro Cavalo Selvagem. O artista é o primeiro do Estado a ser selecionado para participar do circuito e apresentará, por meio de sua obra, a cultura roraimense para diversas regiões do Brasil.

Nascido em Boa Vista, Eliakin é cantor, poeta, compositor e filósofo. Desde 1984 apresenta no Brasil e no exterior, espetáculos de música e poesia falada. É autor de diversos livros: Pássaros ariscos (1984), Poemas (1987), Escola de poesia (1990), Brincadeira (1991), Poeta de água doce (1993), Poesia para ler na cama (1997), Haikai (2010) e Cavalo Selvagem (2011), escolhido pela curadoria nacional do Sesc para representar Roraima nesta edição do circuito literário.

Para o artista, sua participação no circuito significa uma oportunidade para apresentar o Estado como um local de produção cultural de relevância. “Sempre digo que meu trabalho é ‘desocultar’ Roraima e despertar a curiosidade nas pessoas sobre a temática indígena, que é o foco da minha produção. O Sesc, há anos, nos oportuniza fazer isso, preenchendo, muitas vezes, a lacuna cultural deixada pelo Estado. É super gratificante poder levar minha obra e a cultura roraimense para o Brasil”, pontuou.

 ARTE DA PALAVRA – O Arte da Palavra é um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária. Com um circuito de autores e outro de apresentações que privilegiam a oralidade, pretende-se que diversas possibilidades de manifestações literárias sejam contempladas. Como ação de complemento formativo, é oferecido também um circuito voltado para a reflexão e criação literária. 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here