Foto: divulgação

Durante dois dias o Centro Universitário Estácio da Amazônia vai receber a 1ª Mostra de Audiovisual Estácio. O objetivo é apresentar os trabalhos finais de conclusão de curso feitos pelos alunos de Design Gráfico e de Publicidade e Propaganda.

A mostra terá a exibição de dois documentários que tratam da temática depressão. Além disso, terá trabalhos desenvolvidos pelos alunos de Publicidade e Propaganda, como institucionais que tratam de temas como inclusão social e doação de sangue.

O evento será no auditório da instituição, localizada à rua Jornalista Humberto Silva, no União, a partir das 19h. A entrada é franca e aberta a toda a sociedade. Após a apresentação dos documentários, serão realizadas mesas redondas para discutir os assuntos abordados nos filmes.

No primeiro dia será exibido o longa-metragem ‘Grito de Alerta’, do egresso de Publicidade, Marcelo Anderson. A desinformação sobre a doença é o ponto em comum entre os documentários e, portanto, o objetivo central dos trabalhos. “Espero que através do documentário cresça o nível de informação, a reflexão e a orientação a respeito da depressão. Nossa intenção é contribuir para a redução do tabu ao se falar sobre a depressão e gerar uma sensibilização de política pública sobre o tema”, observa Marcelo.

Na quarta-feira, a Mostra recebe o curta-metragem ‘Depressão não é frescura’. Para a autora do trabalho, egressa de Design Gráfico, Iasmynne Monteiro, a discussão sobre o assunto precisa acontecer como forma de prevenção. “Muitas pessoas enfrentam este problema diariamente e durante anos. Não sabem como pedir ajuda e, por vezes, por desconhecerem os sintomas da depressão, tratam como frescura”, explica.

Na avaliação do coordenador dos cursos, Damião Marques, a escolha por essa temática sinaliza a preocupação dos egressos da Estácio sobre a ‘cegueira’ da sociedade em relação à depressão. “Os dois trabalhos são parte importante da maneira como os alunos Estácio observam a sociedade. A incursão das duas produções nos leva a refletir sobre o desafio que é responsabilidade de todos: cuidar dos jovens, de não ter receio de falar de temas agudos, como a depressão”, analisa o professor.

Segundo ele, a apresentação dos trabalhos, portanto, surge como uma importante oportunidade de reflexão sobre o papel de cada um na sociedade. “Provocar inquietações sobre o que cada um de nós pode fazer para melhorar a vida em sociedade. Essa é a ideia”, conclui o coordenador.

Exibição dos documentários:

26/03 – Grito de Alerta

27/03 – Depressão, não é frescura

Horário: 19h

Local: auditório da Estácio

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here